O ser humano possui diversos sentimentos, mas, todos eles são derivados das 7 emoções básicas. Essas fazem parte da vida e conseguir lidar com a sensação que elas causam é fundamental.
Bom, o objetivo dessa matéria é demonstrar as 7 emoções básicas do ser humano, esclarecendo o porquê de cada uma delas acontecer. Com isso, terá uma ideia da melhor forma de lidar com elas.
Então, se quer aprender mais sobre inteligência emocional, apenas precisa continuar lendo para conhecer todas as 7 emoções básicas. Desse modo, conseguirá melhorar sua forma de agir nelas.
O descobrimento das 7 emoções básicas
Antes de demonstrarmos as 7 emoções básicas, é interessante sabermos um pouco da história por trás da descoberta delas.
É consenso entre os psicólogos que a maneira como o ser humano lida com os problemas de sua vida está diretamente ligado com a sua criação e como as pessoas a sua volta agem. Boa parte da personalidade de cada indivíduo é formada durante a infância. Contudo, esta sempre muda, pois, conforme se passa por situações de estresse ou grande alegria, a individualidade vai sendo formada.
Porém, o psicólogo Paul Ekman conseguiu definir as emoções básicas do ser humano. Essas acontecem com todos, independente da sua situação financeira, lugar onde nasceu e cresceu, cultura, religião e qualquer outro fator responsável por mudar a sua forma de observar o mundo.
Conheça as 7 emoções básicas
Agora que sabe como essas emoções foram descobertas, vamos entender exatamente como cada uma delas funciona, então continue lendo.
1. Alegria
A Alegria é a primeira emoção básica que todo ser humano tem. Isso está intrínseco no ser humano desde o momento de seu nascimento. O maior exemplo disso é uma criança que após se alimentar tem uma forte sensação de bem-estar, mesmo sem saber o que isso significa.
Na atualidade, existem diversas coisas que podem despertar a emoção básica da Alegria, geralmente ela acontece quando algo que esperamos acontece ou algo positivo inesperado aconteça.
Um fato interessante é que ao ter a sensação de Alegria, o cérebro libera um hormônio chamado de dopamina, este é o responsável pela forte sensação de prazer.
Ainda assim, há um grande problema na atualidade, o qual é a alta exposição a sensação de felicidade/prazer. Parece contraditório pensar que se sentir muito feliz é algo negativo, mas, a realidade é que nenhuma das emoções aqui mencionadas são boas.
No caso da Alegria, quando você se expõe em altas doses dessa sensação todos os dias, o seu cérebro começa a se acostumar, passando a ser necessários mais e mais doses de dopamina para que se sinta feliz.
Hoje, muitas pessoas conseguem essa situação através do uso das redes sociais, como TikTok principalmente quando estão consumindo vídeos curtos, pois a cada pequeno vídeo há uma sensação de felicidade diferente.
2. Tristeza
Diferente da Alegria que é uma sensação de prazer, a tristeza é mais próxima de uma melancolia, ou seja, a pessoa fica extremamente deprimida e o corpo demonstra isso através do rosto e também pela postura do corpo, o qual fica mais retraído.
Quem se exponha a altas doses de tristeza, pode acabar desenvolvendo sérios problemas, por exemplo, a depressão, que é um dos principais males do século XXI.
3. Medo
Em primeiro lugar, saiba que o medo é um mecanismo de defesa do corpo que vem dos antepassados. Se imagine vivendo numa época onde a caça era essencial, nesse contexto se não sente a ameaça ou perigo vindo, acaba se tornando a caça ao invés do caçador.
Na atualidade, essa sensação está mais alegada a exposição às situações estressantes, por exemplo, quem é tímido e tem que apresentar um trabalho em público, ou ainda quando se está começando em uma nova profissão.
4. Raiva
A raiva está muito ligada à frustração, ou seja, quando algo acontece fora do planejado, vem a sensação de indignação, principalmente quando é algo que se espera muito que aconteça.
Além disso, o estresse está ligado ao estresse gerado por um acontecimento, por exemplo, ter batido o carro ou sofrido um golpe no cartão de crédito.
5. Nojo
Entre as 7 emoções básicas está o nojo que é basicamente quando se sente repulsa por algo que seja considerado ruim, desagradável.
Existem muitas coisas que podem desencadear essa emoção no ser humano, por exemplo, ao comer uma comida que não gosta, sentir um cheiro ruim, ver algo que seja considerado ruim.
Com relação à expressão facial do nojo, geralmente, o rosto fica retraído e os olhos tendem a mudar de direção para tentar reduzir a sensação que o cérebro identifica como desagradável.
Aliás, essa também é uma emoção, que está atrelada com a sobrevivência, pois foi através do nojo que o ser humano evitou o consumo de alimentos que poderiam ser ruins ao corpo.
6. Surpresa
Outra emoção básica interessante é a surpresa, basicamente ela está atrelada a situações inesperadas que são benéficas.
O exemplo mais fácil para entender essa emoção básica é a festa de aniversário que a pessoa não espera. Logo, todo evento que a pessoa não considerava acontecer gera a surpresa.
7. Desprezo
A última das 7 emoções básicas que precisamos mencionar é o desprezo. Por mais que as pessoas neguem que sentem isso, saiba que é algo intrínseco, ou seja, que não se tem controle.
Normalmente está atrelada quando uma situação acontece e se imagina que aquilo está desvalorizando a pessoa, ou ainda quando sente que aquilo não é digno de sua atenção.
Com toda certeza, entre as 7 emoções básicas essa é a que mais sofre rejeição por parte das pessoas. Algo comum, tendo em vista que o desdém é algo ruim e moralmente condenável.
Conclusão sobre as 7 emoções básicas
Basicamente, essas são as 7 emoções básicas que todo ser humano tem, algumas podem ser mais ruins do que outras.
O fato interessante é que dependemos da situação, pode ter duas ou mais emoções ao mesmo tempo. Por exemplo, se é demitido inesperadamente, ao mesmo tempo, pode vir a ter a sensação de surpresa, tristeza e raiva.
Compartilhe esse post com seus amigos que desejam entender mais sobre as emoções do ser humano. Além disso, se quiser ver outras notícias relevantes, confira os posts relacionados abaixo.