O Que É e Como Fazer Empréstimo Emergencial?

À primeira vista, situações como um acidente de carro, um caso de doença na família ou pagar mensalidades atrasadas são algumas das situações que geralmente fazem as pessoas pensarem em fazer um Empréstimo Emergencial. Mas como fazer um empréstimo emergencial?

Nesse sentido, é importante entender como funciona o empréstimo emergenciale como é possível conseguir ter acesso a ele.

A princípio, vale a pena ressaltar que o número de brasileiros inadimplentes atualmente, já ultrapassa os 60 milhões de pessoas. Porém, na maioria desses casos, o consumidor ficou inadimplente justamente por causa de algum imprevisto.

Empréstimo Emergencial: O Que é?

Atualmente, essa é considerada uma das melhores alternativas para adquirir crédito rapidamente e facilmente. Assim, este é um modelo de empréstimo em que todo o processo é feito de forma online.

Em síntese, o interessado informa primeiro o valor que precisa. Depois disso, é preciso fazer uma simulação a respeito das condições em diferentes bancos. Logo depois, pode receber o crédito diretamente na conta. Sem a necessidade de sair de casa, e em pouco tempo.

Além disso, outro fator importante é a agilidade com que o crédito é fornecido. No entanto, isso pode variar de acordo com a instituição financeira. Mas geralmente, é possível receber o dinheiro na conta, já pronto para ser usado, em poucas horas. Ademais, é preciso informar que a taxa de juros é menor do que a do cheque especial e a do rotativo do cartão de crédito.

Dessa forma, o empréstimo emergencial é muitas vezes, a melhor alternativa para lidar com os imprevistos financeiros. Assim, pode realizar esse processo de forma descomplicada e sem prejudicar o orçamento com taxas de juros altas.

Simultaneamente, essa é também uma alternativa muito flexível. Uma vez que o cliente pode escolher em quantas parcelas vai fazer o pagamento. Também, pode decidir qual banco.

Como Funciona e Como Fazer um Empréstimo Emergencial

Primeiramente, o empréstimo pessoal pode ser feito totalmente de forma online. Assim, é só utilizar o RG, CPF e, de preferência, um comprovante de residência. Também, o interessado deve ter mais de 18 anos.

Entretanto, alguns bancos não exigem esses comprovantes (como a Caixa Econômica, por exemplo). Mas podem solicitar outras condições específicas para emprestar dinheiro. Por exemplo, a comprovação de renda. Então, possuindo toda a documentação exigida pelo banco, isso pode ser concluído com facilidade.

Como Fazer Empréstimo Emergencial
Como Fazer Empréstimo Emergencial. (Foto: Reprodução)

Vantagens de Fazer um Empréstimo Emergencial

Seja como for, algumas pessoas ainda tem dúvidas em adquirir um empréstimo emergencial. Assim, é importante se informar sobre as vantagens dessa modalidade de empréstimo.

Em primeiro lugar, a taxa de juros é mais baixa do que outras modalidades. Enquanto isso, o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial ultrapassam os 12%. Enfim, garante uma economia e uma forma de usar o dinheiro com inteligência.

Além disso, é uma solução imediata para lidar com situações emergenciais. Também, não é necessário sair de casa para conseguir o crédito desejado.

Também é bom lembrar que é possível achar bancos que emprestam dinheiro para pessoas que estão com o CPF negativado.

Ademais, o cliente tem a liberdade de determinar em quantas vezes deseja pagar o empréstimo. E pode escolher um valor de parcela ideal para sua situação.

Diferentemente de outras modalidades, o interessado que pede um empréstimo emergencial não tem a obrigação de justificar para o banco de que forma ela pretende gastar o dinheiro. Em outras palavras, as razões pelas quais o cliente decide pedir esse crédito, não interferem para ser aprovado. Então, quando tiver o valor desejado, pode gastar como bem entender.

Enfim, ao solicitar o empréstimo emergencial, a pessoa já saberá previamente o valor exato de todas as parcelas.  Pois o valor não vai mudar. Dessa maneira, a pessoa pode planejar o seu orçamento. Para garantir que a dívida seja quitada sem maiores problemas.

Quando Pedir um Empréstimo Emergencial

Seja como for, existem algumas situações nas quais o empréstimo emergencial é a melhor ou a única alternativa. Assim, vale observar as principais situações para auxiliar uma pessoa e ver se essa realmente é a melhor opção.

Dívida de Cartão de Crédito:

Eventualmente, uma pessoa pode ficar inadimplente e acumular as parcelas, deixando de pagar o valor integral da fatura, entrar no rotativo, e outras situações.

Diante disso, a taxa de juros do cartão de crédito é geralmente maior do que 12% ao mês. Isso dificulta ainda mais o pagamento.

Então, vale a pena solicitar um empréstimo emergencial para liquidar a dívida de um cartão de crédito. Uma vez que a taxa de juros pode ser de menos de 2% ao mês.

 Acidentes:

Geralmente, um acidente de trânsito é uma das situações mais imprevistas. Então, o conserto do carro ou a franquia do seguro podem ser mais caros do que o orçamento é capaz de lidar.

Dessa forma, esse é um motivo bastante comum para se pedir um empréstimo emergencial. Afinal, o dinheiro é creditado de forma rápida. Então o cliente não ficará muito tempo sem o carro.

Doenças:

Por outro lado, problemas de saúde na família podem afetar drasticamente uma pessoa desprevenida. Uma vez que nem sempre é possível depender do atendimento pelo SUS. Ainda assim para quem tem convênio médico, algumas despesas podem não estar incluídas. Por exemplo, medicamentos e determinados exames.

Dessa forma, o empréstimo emergencialé uma boa alternativa para que um paciente receba todo o tratamento que precisa.

Mensalidades da Faculdade em Atraso:

Nos dias de hoje, é comum que eventualmente alguém da família não consiga pagar algumas mensalidades de uma faculdade.

Contudo, essa inadimplência pode impedir um aluno de frequentar às aulas. Assim, o empréstimo emergencial pode ajudar a colocar as mensalidades em dia. Permitindo assim que o estudante continue participando do curso normalmente.

Compra de Bens de Alto Valor:

Atualmente, é bastante comum que um eletrodoméstico, por exemplo, estrague e precise consertos. Assim, dependendo da situação, pode ser a casa não possa ficar sem aquele bem. Embora tenhaum valor elevado.

Portanto, com essa ferramenta, a pessoa pode não precisar parcelar no cartão de crédito e comprometer o limite por um muito tempo.

Leia também:

Como Posso Saber Meu CPF Pelo Nome e Data de Nascimento? Confira

Confira Quais São as Lojas com Cartão de Crédito Próprio Mais Populares

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.