Está com medo de cair em golpes, ou já caiu e quer evitar que aconteça de novo? Então, chegou ao lugar certo, verá todas as principais dicas para não cair em golpes.
São diversas as fraudes que os golpistas utilizam, os principais iremos apresentar para você. As dicas para não cair em golpes servirão para todos eles e você não cairá em nenhum ficando atento.
Será fácil de identificar uma possível fraude, seguindo as dicas para não cair em golpes. Para evitar perder dinheiro, leia o artigo e veja todos os meios de identificar um golpe e como evitá-lo.
Dicas para não cair em golpes: Fraudes mais aplicadas por estelionatários
Confira agora todos os golpes que mais são aplicados no Brasil, fique atento caso aconteça alguma das situações mencionadas.
1. Golpe do Pix
O golpe do Pix é extremamente famoso e pode ocorrer de várias formas diferentes, a mais comum é através da clonagem do WhatsApp ou ainda através da tentativa de obter dinheiro dos familiares, tentando se passar pelo parente, este segundo meio é muito comum, normalmente os idosos são as vítimas. Sobretudo, para entender mais sobre o golpe do Pix pode clicar no link destacado acima e aprenderá exatamente a como evitar essa fraude.
2.Premiação e sorteio
Primordialmente, você já deve ter recebido uma mensagem falando que ganhou uma promoção ou algo do tipo, não é mesmo? Pois é, existe uma grande chance de essa “premiação” ser na verdade uma tentativa de golpe. Normalmente as pessoas são levadas pela emoção nesses casos e acabam passando as informações aos golpistas. Quando percebem diversas compras foram feitas em seu nome.
3. Venda de produtos falsos em lojas de revenda
Esse golpe é um clássico principalmente em lojas de revenda como a OLX, os golpistas oferecem o produto por um preço muito abaixo do mercado buscando até ir diversas pessoas, então pedem um “adiantamento” para que o envio do produto seja feito. Após receberem o dinheiro simplesmente desaparece; por isso, é importante buscar fontes confiáveis quando for comprar produtos, principalmente se forem usados.
4. Colocam o valor errado na máquina de crédito
Normalmente na correria, as pessoas não costumam conferir o valor, que está na máquina de crédito ao efetuar uma compra, apenas digita a senha o mais rápido possível e vão correndo para seus compromissos.
Sobretudo, nessas horas é que os golpistas se aproveitam e colocam valores absurdos na máquina de crédito, a pessoa somente percebe o erro que cometeu, ao chegar na casa e ver a fatura do cartão.
Melhores dicas para não cair em golpes
Todas as dicas mencionadas, vão ajudar você a identificar uma possivel fraude, fique atento aos detalhes!
1. Nunca feche nenhuma negociação por telefone
Todas as pessoas recebem muitas ligações de números desconhecidos oferecendo produtos que muitas vezes tem tantas vantagens que chagam a parecer mentira. Além disso, eles sempre tentam fechar a negociação através do telefone, pedindo que você passe algumas informações como CPF, RG, entre outros dados sigilosos.
Quando alguém te ligar e fizer uma oferta muito boa sempre diga que está interessado e gostaria de fechar a negociação através do site, assim a pessoa não vai saber o que responder, pois, você está interessado no produto, mas não fecha nada por telefone apenas através de sites. Assim os golpistas não vão saber o que fazer e você estará livre desse problema.
2. Nunca deixe seu cartão de crédito salvo em sites
Quando estiver comprando um produto na internet terá que informar os dados do seu cartão de crédito, sempre aparece a opção de deixar as informações salvas para compras futuras.
Por mais que preencher os dados toda vez que for efetuar uma compra online seja realmente chato, é uma precaução que você deve ter para que não caia em golpes.
Os golpistas pegam os dados dos cartões salvos e começam a fazer compras ou ainda solicitar empréstimos. Lembre-se, compras online não exigem a verificação de digital ou algo do tipo, basta ter todas as informações do cartão e já vai conseguir efetuar a compra.
3. Duvide de ofertas milagrosas
Um princípio básico que toda pessoa que aplica o golpe utiliza é tentar ativar a emoção da pessoa, eles fazem isso através de ofertas impossíveis. Por exemplo, oferecer um limite inicial no cartão de crédito de R$10.000 sem que a pessoa comprove que tenha uma renda alta.
Ademais, outro exemplo clássico de pessoas que utilizam sites para aplicar a fraude é colocar produtos extremamente caros por um preço muito baixo, como um iPhone de última geração por metade do preço.
Esteja sempre atento e quando algo parecer ser incrível demais desconfie, provavelmente é um golpe.
4. Verifique a reputação da empresa
Quando uma oferta aparecer, sempre utilize sites como Reclame Aqui e Procon para buscar identificar se outras pessoas fizeram reclamações sobre ela.
Esses 2 sites que mencionamos, são os mais utilizados pelos consumidores para tentar resolver um conflito. Esteja sempre atento caso a reputação dela seja extremamente baixa, encerre a negociação e não passe nenhum dado.
5. Cuidado com números desconhecidos dizendo ser alguém que conhece
Os golpistas sempre usam esse método, principalmente no golpe do pix, eles se passam por parentes ou amigos e ficam pedindo dinheiro. Nesses casos fale para pessoa te ligar, caso ela se negue, não mande o dinheiro, toda precaução é pouca para evitar golpes.
6. Não acesse sites não seguros
Evite utilizar aqueles sites que não tem um sistema de segurança, também chamado de certificado SSL, esses não tem um sistema de proteção de dados e não são confiáveis, caso acesse um site onde apareça a mensagem não seguro, saia dele o mais rápido possível.
Conclusão sobre dicas para não cair em golpes
Bom, agora você entende quais são os principais golpes aplicados atualmente, esteja sempre atento, novos métodos para tentar roubar seu dinheiro podem surgir.
Ficando alerta, desconfiando de ofertas e produtos milagroso, não terá problemas com fraudes. Entre as dicas para não cair em golpes podemos destacar que a principal delas é não passar seus dados a ninguém, suas informações bancárias são extremamente sigiloso e não devem ser transmitidas.