Cadastro De Bons Motoristas: Como Fazer e Benefícios, Confira Agora!

Cadastro De Bons Motoristas

O cadastro de bons motoristas é uma medida que tem em vista premiar os motoristas que não se envolverem em acidentes de trânsito e nem cometerem inflações. Através do cadastro de bons motoristas, pode conseguir muitos benefícios e economizar dinheiro.

Ademais, a participação não é obrigatório e você também não terá que pagar nada para realizar o cadastro de bons motoristas. Tudo que essa inciativa governamental proporciona acaba sendo vantajosa para os pilotos de todo o Brasil.

Quer saber se vale a pessoa fazer o cadastro de bons motoristas? Aqui será mostrado todas as informações sobre a iniciativa, leia o artigo e verá se compensa efetuar o cadastro de bons motoristas.

Quem pode fazer o cadastro de bom motorista?

Cadastro De Bons Motoristas
Cadastro De Bons Motoristas (Foto: Reprodução)

Segundo o site do governo brasileiro, o cadastro pode ser feito por todos os condutores que não tenham tomado multa nos últimos 12 meses. O intuito do programa é incentivar os pilotos a tomarem cuidado no trânsito, em troca de receber diversas vantagens, o programa teve abertura em 13 de outubro de 2022.

Benefícios do cadastro de bons motoristas

O primeiro exemplo de benefício que pode obter ao fazer o cadastro de bons motoristas é a redução de taxas, alugar veículos e também na contratação de seguros. Também haverá descontos em estacionamentos e pedágios de todo Brasil.

Contudo, os benefícios não são um consenso nacional, cada estado, terá liberdade para decidir quais são as vantagens que serão entregues aos motoristas da região.

Dessa forma é esperado que os benefícios estejam atrelados área fiscal e tributária. Enfim, o desconto na cobrança de tarifas, ajuda muito todos os motoristas. As vantagens ainda não são certas, pois, o programa surgiu a pouco tempo e os estados ainda estão definindo o que será entregue aos motoristas.

Como fazer o cadastro de bom motorista?

A primeira forma de você fazer o cadastro de bom motorista é através o aplicativo carteira digital de trânsito, onde conseguirá informar seus dados pessoais, é assim participar da iniciativa que visa diminuir os acidentes. Além disso, também pode acessar o portal de serviços do Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/), empresa que também faz o cadastro. Ademais, importante ressaltar que ao participar do programa, estará dando autorização para o uso público do seu nome completo e CPF.

O que faz o condutor perder acesso ao programa?

Em primeiro lugar, se tomar alguma multa, sendo ela, leve, média, grave ou gravíssima, já perde acesso ao programa. A partir do momento que a pessoa toma uma multa ela já está descumprindo a regra do Bom Motorista, então fique atento as regras de trânsito.

Além disso, se o motorista tiver a sua CNH cassada ou esteja com ela vencida por mais de 30 dias, não vai poder receber os benefícios também.

Para que o programa seja mantido nos critérios determinados, o Senatran atualiza todos os meses a lista de motorista que fazer parte do programa.

Vale a perna participar do programa Bom Motorista?

Primordialmente, o bom motorista acaba entregando muitos benefícios para todos que ficarem atentos às regras de trânsito e não sofrerem multas nem causarem acidentes. Dessa forma quem visa ter desconto na hora de pagar os impostos e ainda conseguir contratar o seguro gastando menos dinheiro vai se beneficiar do cadastro bom motorista.

Recomendamos que fique atento as vantagens do seu estado, porque não há um consenso sobre as vantagens, o governo deixou em aberto os benefícios, então esteja observando as novidades.

Quantos pontos para ter a CNH cassada?

Antigamente para que o motorista tivesse a sua CNH suspensa ou cassada bastava que ele atingisse o limite de 20 pontos. Em 2020, por conta do grande número de processos administrativos, a legislação brasileira foi alterada alterando essa pontuação para 40 pontos. Logo, quem antes estava quase estourando e perdendo sua CNH, agora já não precisa se preocupar tanto assim com a sua pontuação na carteira de motorista.

Quem estava com a CNH cassada pode usar ela novamente? Toda lei brasileira, tem como intuito beneficiar a população. Como nesse caso também há um segundo objetivo, sendo ele a diminuição dos processos administrativos, o poder legislativo, decidiu que os motoristas que perderam sua CNH, pois ultrapassaram o limite na época que ainda era 20 pontos, agora poderão também voltar a dirigir. No entanto, a pontuação não vai zerar, apenas ouve um aumento no teto que se pode atingir.

Quem estava com a CNH cassada a mais de 12 meses, pode fazer o cadastro de Bons Motoristas?

Não! O bom motorista é um benefício para todos os condutores habilitados nos últimos 12 meses e não infringirão alguma regra de trânsito. Como aqueles que estavam com a CNH cassada não estavam hábitos a dirigir, não podem participar do programa de imediato. Nada impede que após 12 meses com a permissão de dirigir em mãos, possa participar do programa.

Quem acabou de pegar a CNH definitiva pode participar?

O governo federal apenas colocou a seguinte regra “o motorista deve estar a 12 meses sem sofrer multas” como ela não diz que deve ser a carteira de motorista definitiva, se espera que os novos habilitados também possam participar do programa.

O importante é que o número de multas aplicadas e acidentes de trânsito diminuam. Segundo o ministério da saúde, apenas de 2021, 31.468 mil pessoas morreram por conta de acidentes na estrada, número 6% maior que em 2020 Com o Bom Motorista, é esperado que o número diminua em 2022.

Conclusão sobre o cadastro de bons motoristas

Essa é uma iniciativa do Governo Federal, buscando diminuir o número de inflações de trânsito que geral acidentes e por consequência acarretam a morte de pessoas.

Para participar, esteja a 12 meses sem sofrer nenhuma multa de trânsito. Os benefícios ainda não foram definidos, cada estado terá liberdade para decidirem quais as vantagens que serão entregues aos condutores de suas regiões.

Esperamos que tenha entendido tudo sobre o cadastro do bom motorista, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.