Descobrir qual o investimento mais seguro para você passa pela análise de diversos fatores. Para que o investimento seja seguro, o ideal é que ele não tenha muito risco, ou seja, deve ser uma boa alternativa para a reserva de emergência.
Por conta disso, os investimentos mais seguros na atualidade estão atrelados à renda fixa, um tipo de aplicação financeira onde existem poucas variáveis e você consegue determinar mais corretamente, o quanto o seu dinheiro estará rendendo.
Todas as principais alternativas dos investimentos mais seguros do Brasil serão explicados e você conseguirá decidir onde aplicará o seu dinheiro. Também explicaremos por que a renda variável não é muito recomendada para quem busca segurança.
O que é renda fixa?
Quando se trata de investimentos, sempre se pensa em renda fixa ou renda variável. Normalmente, a renda variável acaba por entregar um lucro consideravelmente maior, enquanto a renda fixa é melhor para quem prioriza a segurança.
As aplicações de renda fixa normalmente consistem em você emprestar dinheiro a uma instituição, seja ela estatal ou uma empresa privada. Essa instituição para quem você emprestou o dinheiro deve retornar ele a você com o rendimento de acordo com o tempo que deixou o dinheiro na instituição.
Poupança é um bom investimento buscando segurança?
Quando se busca definir qual o investimento mais seguro, sem dúvida a poupança será a resposta. No entanto, não é o melhor lugar para você deixar o seu dinheiro. Mesmo que você seja conservador ao extremo e sempre busca alternativa mais segura, a poupança não é uma boa opção.
Quando se visa investir, não deve apenas optar pela alternativa mais segura, mas também para aquela que tem uma rentabilidade razoável. Caso não faça isso, pode observar o seu dinheiro perdendo valor com a inflação. A poupança é um investimento onde você estava tendo um lucro de aproximadamente 7,85% ao ano. Contudo, existem aplicações tão seguras quanto a poupança que estão com uma rentabilidade de 13,75% ao ano.
Além disso, quem investe na poupança por diversos momentos vê seu dinheiro render abaixo da taxa da inflação, ou seja, a pessoa estava perdendo dinheiro.
Já que a poupança não é uma boa alternativa mesmo que esteja buscando proteger o dinheiro, qual é a melhor opção? Continue lendo para descobrir
Tesouro direto
O Tesouro Direto hoje é uma aplicação que concorre diretamente com a poupança, quando o assunto é identificar qual o investimento mais seguro. Enquanto na poupança você estará apenas deixando o seu dinheiro em uma conta, de certo modo, você estará emprestando dinheiro ao banco com uma rentabilidade baixa. No Tesouro Direto você irá emprestar dinheiro ao Governo Federal Brasileiro, e por um tempo determinado de acordo com o título que compra com um retorno financeiro de 13,75% ao ano. Além disso, não há investimento mais seguro do que quando você empresta dinheiro ao Estado.
Você consegue comprar esses títulos através do site do tesouro direto (https://www.tesourodireto.com.br) onde há diversas alternativas para que você escolha aquela que mais se adequar a sua necessidade.
Por que não vale a pena investir em ações buscando segurança?
Para determinar se o investimento é seguro ou não, você precisa considerar todos os fatores que interferem na lucratividade.
Enquanto a renda fixa sofrerá impacto apenas dos acontecimentos nacionais como o aumento da inflação, diminuição do PIB, entre outros. O mercado de ações, é impactado por diversos outros fatores além desses mencionados. Tudo aquilo que acontece com as grandes potências econômicas, acaba impactando na bolsa de valores, logo, o risco é muito maior e quem almeja segurança não deve comprar ações, ao menos enquanto constrói uma reserva para situações emergenciais.
Outras alternativas de investimentos seguros
Por mais que o Tesouro Direto seja um investimento mais seguro que você pode estar fazendo na atualidade, existem outras alternativas também para quem não quer emprestar dinheiro ao governo.
Certificado de Depósito Bancário
Os bancos, precisam de investidores, esses vão aplicar o dinheiro em um título de CDB, esse dinheiro será disponibilizado ao banco e efetuará empréstimos para outras pessoas. No tempo determinado da aplicação financeira, a instituição bancária ela vai retornar o dinheiro ao investidor com os juros determinados conforme a taxa do CDI. Hoje um investimento em CDB paga em média 13,75% ao ano, um retorno financeiro excelente mesmo quando comparado as aplicações em renda variável.
Contas a 100% do CDI
Hoje existem diversas contas de bancos que rendeu o dinheiro os clientes apenas por ele estar na conta-corrente da instituição. Essas sempre vão utilizar o CDI (certificado de depósito interbancário) para determinação do quanto aquele dinheiro rende. Por conta da alta rentabilidade desse certificado essa acaba sendo uma ótima alternativa. Outra vantagem é que você não tem que se preocupar com o pagamento de impostos como o imposto de renda, pois ele já é descontado automaticamente.
Conclusão sobre qual investimento mais seguro
Em primeiro lugar, visamos demonstrar porque a poupança não é um investimento bom mesmo para quem busca segurança. O motivo, é a rentabilidade ser baixa quando comparado a outras aplicações que tem a mesma segurança entregue pela poupança. Logo, está deixando de ganhar dinheiro quando aplica na poupança.
Após isso, explicamos porque o Tesouro Direto é o investimento mais seguro que vale a pena. Com uma rentabilidade superior à poupança, entregando a mesma segurança devido ao dinheiro ser destinado ao governo.
Ademais, existem também outras alternativas de investimento que pode estar fazendo buscando a segurança como as contas que rendem a 100% do CDI. Essa opção acaba por ser ótima, principalmente quando você ainda quer continuar utilizando aquela quantia regularmente. Sobretudo, também existe a possibilidade de estar emprestando dinheiro ao banco através do certificado de depósito bancário.
Desse modo, fica claro que todos os investimentos seguros pertencem à renda fixa. Isso não significa que a renda variável não é uma boa alternativa, mas os riscos são consideravelmente maiores quando você deixa o seu dinheiro em ações ou ainda em fundos de investimentos. Recomendamos que aplique o seu dinheiro nesse mercado após ter uma certa estabilidade.