6 Principais Tipos de Comércios: Entenda Tudo Sobre Eles

Tipo de comércio

Existe uma grande variedade de tipos de comércio que pode estar criando. Cada um é destinado a um público específico e também há grandes distinções, principalmente na margem de lucro e impostos que devem ser pagos. Entenda os detalhes sobre o tipo de comércio que pretende abrir

O comércio é uma das coisas mais antigas do mundo. Desde os primórdios as pessoas realizam a troca de produtos, mas o comércio não era como conhecemos hoje. Mostraremos todos os principais tipos de comércio para você entender as variadas opções disponíveis.

Bom, se almeja abrir um negócio, precisa entender todos os tipos de comércio para analisar todos os pontos antes de empreender. Explicaremos detalhadamente todos eles. Continue lendo e encontre o tipo de comércio ideal para você.

História do comércio no mundo

Tipo de comércio
Pessoas passando as compras no supermercado (Fonte: Freepik)

A palavra comércio significa: meio pelo qual ocorre uma troca, venda ou compra de um produto em um sistema de mercado, nisso consiste a origem do empreendedorismo. Antes de tudo, é preciso entender um pouco da história do comércio para entender todos os tipos de empreendimentos. Primordialmente, as pessoas faziam uma troca de produtos, principalmente aqueles atrelados a alimentação. Um empreendimento muito comum da época era a troca do trigo por carne, por exemplo.

No entanto, esse tipo de negócio  tinha alguns problemas,  basicamente consistia na troca de produtos, era necessário que um precisasse do produto do outro, algo que pouco acontecia. Buscando resolver esse problema, o dinheiro foi criado, sendo esta principal moeda de troca até hoje.

As primeiras moedas surgiram na Lídia onde hoje está localizada a Turquia, estimasse que foi no século VII. A.C. Todos os países adotaram esse sistema devido a sua praticidade. Outro fator interessante sobre o dinheiro é que ele foi mudando conforme o tempo. No começo pequenas moedas de metal que tinha um alto custo para produção, conforme a tecnologia foi avançando o papel e você o meio de produção mais utilizada. No entanto, hoje poucas pessoas usam as notas de dinheiro, pois, uma nova revolução está surgindo, sendo esta a moeda digital.

Entender isso é algo muito importante para que você entenda os tipos de comércio. Vamos a eles agora.

1. Familiar

Realmente boa parte das empresas da região atuam como um comércio familiar. Basicamente, a família do empreendedor (a) é quem gerencia o empreendimento. Isso é algo muito comum, devido à dificuldade para abertura de um negócio no Brasil.

Diversas empresas renomadas começam assim. Conforme o empreendimento vai crescendo, pessoas vão sendo contratadas e chega um momento em que a família se desvincula, ficando apenas um para gerenciar o comércio.

2. Tipo de comércio: Especializado

O tipo de comércio especializado é aquele que se dedica na prestação de um único tipo de serviço ou na venda de apenas um produto. Basicamente, ocorre uma especialização naquele segmento, onde eles buscam levar a empresa a se destacar das demais através do aprimoramento na prestação do serviço.

Um bom exemplo de comércio especializado são as academias, como a Smart Fit, no país é focada apenas na prestação de serviços voltados ao segmento fitness.

3. Varejista

Em primeiro lugar, parece o comércio varejista que é o mais comum. Basicamente, ele se destina a suprir as necessidades do consumidor final através da venda de produtos. Bons exemplos desse tipo de comércio são supermercados e padarias.

Se trata de um empreendimento físico o que é focado na revenda do que foi comprado e acumulado no estoque. Aqueles que possuem esse tipo de comércio precisam estar atentos a diversos processos como negociação com fornecedores, aprender a definir o preço de venda e com o gerenciamento do empreendimento, buscando estimar precisamente a margem de lucro líquido do empreendimento.

Na atualidade, para abrir um comércio de varejista que realmente concorra com as empresas que já possuem um certo renome, precisará investir uma boa quantia.

4. Tipo de comércio: Atacadista

O atacadista está muito ligado ao varejista. Normalmente ele é quem comercializa como os supermercados. Basicamente, o atacado compra o produto por um valor mais baixo, então faz a revenda para o varejo para que este passe o produto ao consumidor final por um valor maior.

Normalmente a margem de lucro de uma empresa atacadista é baixo e eles acabam ganhando no volume de contas. Isso acontece devido à necessidade de os preços serem reduzidos, pois a concorrência é muito grande nesse tipo de comércio.

5. E-commerce

Na atualidade, esse é o tipo de comércio com a menor barreira de entrada. Todos os anteriores mencionados tem um custo alto, pois a pessoa deve desembolsar uma boa quantia; por isso, precisa se preocupar com o pagamento de aluguel, armazenamento de estoque, alto custo com funcionários. Tudo isso sem mencionar os impostos.

Ter uma loja virtual, exige um custo muito menor para fazer um empreendimento dar certo, pois apenas precisa de um site de um sistema onde poderá estar efetuando os pedidos. Aliás, jovens criam um e-commerce utilizando dropshipping, meio pelo qual vendem sem ter estoque.

6.Tipo de comércio: Franquia

Entrar em uma franquia é utilizar de uma marca que já está reconhecida no mercado. As pessoas que optam por esse tipo de empreendimento costumam ter uma certa facilidade, pois é realizado toda uma pesquisa pela franqueadora antes de decidir o local onde a loja será aberta. O custo para abertura de uma franquia é muito variado, pois tudo depende do quão grande a empresa é, além da estrutura determinada pelo padrão da instituição.

Aliás, nesse site você encontra as melhores franquias baratas do Brasil, confira para entender mais sobre essa oportunidade, agora talvez seja o tipo de negócio que você está procurando.

Conclusão

Bom, esses são os principais tipos de comércio, existem outros, mas praticamente todos conseguem ser enquadrado em alguma dessas categorias mencionadas. Independentemente do tipo de comércio que escolher, saiba que abrir uma empresa não é algo simples e precisará de muito estudo, empenho para obter sucesso nesse empreendimento.

É importante ter uma boa quantia reservada para começar a empreender no Brasil, pois mesmo nas venda há diversas barreiras também no empreendedorismo, o Brasil é um dos lugares onde a concorrência é mais acirrada, não importando qual tipo de empreendimento quer abrir.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.