Da Oportunidade a Execução: Como Montar um Plano de Negócio

Como montar um plano de negócios

Está pensando em começar seu próprio negócio, mas não tem ideia de como montar um plano de negócios? 

Vamos te ajudar nessa parte tão importante do seu empreendimento, mostrando todos os passos para montar um plano de negócios eficaz e que te ajudará a manter seu empreendimento no caminho certo.

Veja aqui todos os tipos de planos de negócio, as vantagens de montá-lo e principalmente o processo para montar o seu planejamento.

O que é um Plano de Negócios?

Como montar um plano de negócios
Como montar um plano de negócios (Foto: Reprodução)

Toda empresa precisa ter um plano de negócio, sem ele dificilmente obterá sucesso em seu empreendimento. No Brasil mais de 50% dos empresários não tem uma estratégia clara para o seu negócio. Esta é uma das razões que leva boa parte dos CNPJ´s a falir em poucos anos.

Afinal, o que realmente é esse plano? A estruturação de um empreendimento é uma parte fundamental do seu empreendimento, sendo essencial para ter uma noção lógica da possibilidade de lucro, bem como avaliação dos produtos, concorrentes, alternativas de lucro, entre outras atuações. 

Este deve ser montado com base nos dados e todos os sócios devem fazer parte da criação da empresa.

Por que é tão importante ter um plano de negócios?

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa acha uma oportunidade no mercado, mas não se organiza, começando de qualquer forma. Logo, mesmo que realmente tenha uma boa possibilidade de lucro com o empreendimento, dificilmente alcançará o potencial, pois o que deveria estar alinhado, está em completa desordem.

Todo negócio tem 03 pilares, um deles já mencionamos que é a oportunidade, os outros dois são Investimentos:

  1. Oportunidade: mesmo em um mundo tão moderno, sempre existem dificuldades que os potenciais compradores enfrentam. Ao identificar esse incômodo pode torná-lo em um produto/serviço e ganhar dinheiro com isso;
  2. Investimento: mesmo que a ideia seja ótima, sem ter recurso financeiro para começar dificilmente terá sucesso ao colocá-la em prática. Portanto, deve se preocupar em ter a quantia necessária para iniciar. Lembrando que, não precisa ter tudo para começar, apenas o suficiente para dar o primeiro passo;
  3. Equipe: se o seu empreendimento não pode começar com apenas por você, se preocupe e busque pessoas qualificadas para trabalhar com você, sem dúvida esta é a parte mais difícil do negócio e deve buscar bons profissionais.

Com esses 3 pontos determinados no seu plano de negócios terá tudo para começar do jeito certo.

Vantagens das empresas com plano de negócios

Mesmo entendendo a importância desse planejamento, não ficou claro as vantagens que ele oferece, vejamos agora as principais!

Te dá uma visão mais realista

Todo empreendedor no fundo é um sonhador, com uma ideia e investe seu tempo, energia e dinheiro para a empresa dar certo. No entanto, um negócio na prática é lógica, pois no fundo tudo se resume a lucratividade, que envolve uma análise realista.

Isso é o que o plano de negócios te entrega, mostrando exatamente o quanto de dinheiro precisa para começar, a margem de lucro, fornecedores, potencial de venda de cada produto, como os concorrentes estão, entre outros dados.

Além disso, outro ponto bem interessante é que entende todos os processos da sua empresa, desde o atendimento ao cliente, qualidade do produto e a experiência causada pelo que vende.

Compreende de maneira profunda o cenário

Geralmente as pessoas começam um negócio sem ter uma noção clara do todo, ou seja, quanto gastará, potenciais fornecedores.

Quando os sócios se reúnem e começam a trabalhar na elaboração do plano de negócios passam a ver o empreendimento com outros olhos, pois agora, já veem o cenário como ele é, saindo daquela visão ilusória inicial.

Aliás, isto é muito vantajoso por verificar os erros cometidos pelos concorrentes e evita cometê-los no seu negócio, já começando melhor do que outras empresas.

Sobretudo, ainda vê novas oportunidades neste mercado que antes já não haviam notado.

Facilita a comunicação com potenciais investidores

Com o plano de negócios você tem uma noção clara da sua ideia, sendo algo muito valorizado pelos investidores.

Esse é o detalhe que mais te ajuda na busca de investidores, algo fundamental se perceber que não tem o dinheiro suficiente para começar e precisa apresentar sua proposta para outros que podem se interessar.

Tem como uma empresa dar certo em um plano de negócios?

O plano de negócios não é a garantia de sucesso, pois existem problemas que pode enfrentar e não ter notado antes. 

Contudo, este planejamento é muito importante, pois ele te dá uma visão mais objetiva e sem ele perde essa vantagem. Logo, cometerá mais erros no processo e pode até mesmo ter prejuízo nos seus primeiros meses.

Ademais, sem ele terá que ter o dinheiro necessário para começar já que não terá todas as informações necessárias para apresentar a ideia para outras empresas.

Portanto, é possível ter sucesso sem o planejamento, só que o caminho será mais difícil do que os empreendedores que sentaram e saíram da ideia para um objetivo prático.

Tipos de planos de negócios

Vejamos agora os tipos de planos de negócios, preste atenção em cada um deles.

1. Plano de Inicialização

Em primeiro lugar, o plano de inicialização é feito logo no começo do empreendimento, sendo a etapa onde verifica se realmente tem uma ideia que faz sentido para o mercado nesse momento ou se a oportunidade que pensou ter achado na verdade não é aplicável.

Esta primeira fase é de suma importância, se errar nela já começa errado, pois todo o dinheiro investido será perdido.

Inclusive no plano de inicialização já define o montante que será necessário para começar seu negócio com o pé direito. Provavelmente é nesse período que gastará mais tempo durante o seu plano de negócios.

2. Plano de Viabilidade

Viabilidade é um tipo de plano de negócio que visa determinar se o produto ou serviço realmente é aplicável.

Nesse processo é feita uma avaliação estratégica, definindo se o mercado está saturado ou não e se há como se diferenciar das outras instituições ao ponto de se tornar uma referência no mercado.

Como se faz o plano de viabilidade? É indispensável a coleta de informações e a análise dos dados, entendendo quais são as iniciativas essenciais e indispensáveis para sair da ideia e chegar até a execução da melhor forma possível.

Entenda que esse tipo de plano não é feito apenas uma vez, mas há todo momento que se planeja lançar um produto novo. Dessa forma, é parte fundamental e compõe todo negócio de sucesso.

3. Crescimento

A princípio, este plano de negócio é feito somente quando o empreendimento já está consolidado no mercado, mas ainda não está satisfeito com o patamar que chegou buscando expandir cada vez mais.

Nesse caso é ideal que a rede já tenha uma equipe consolidada, sua cultura esteja bem definida e a visão da instituição já foi determinada. Aliás, é a visão que guia o empreendimento.

Sobretudo, crescer nunca é uma tarefa fácil, isso exige muito preparo, caso pule etapas e a instituição cresça desordenadamente ela pode se encontrar em um patamar insustentável e até falir pela falta de estruturação.

É com isso que surgiu o plano de crescimento, onde a empresa aumenta sua atuação no mercado de maneira saudável, lucrativa e rentável.

4. Estratégico

Agora, quando falamos do plano estratégico, chegamos a um assunto delicado que diz respeito à tomada de decisões arriscadas, por consequência, são essas as que exigem mais dedicação e empenho.

Ok, essa é uma definição muito teórica, que tal um exemplo para entender melhor como ele funciona? 

Imagine uma franquia de restaurantes, como o Outback que tem uma atuação mundial, quando se pensa em abrir um novo restaurante, não basta ter um franqueado interessado, é preciso uma análise detalhada do local, ver se tem público suficiente para comprar o produto, entre outros tópicos mais técnicos.

Esta mesma regra se aplica para outros empreendimentos e se não estrutura isto de maneira clara e objetiva, terá prejuízo.

5. Operacional

O operacional trata diretamente da execução do serviço ou da produção do item que vende.

É aqui onde detalhes como número de colaboradores, equipamentos necessários, ambiente, são definidos.

Sem dúvida essas coisas são de grande importância e não podem ser deixadas de lado, já que o operacional é a linha de frente de todo empreendimento.

6. Reestruturação

Muitos negócios precisam se reestruturar em um determinado momento, seja por uma mudança na visão do negócio, alteração de produto e serviço, expansão, entre outros pontos.

Geralmente são abordados os seguintes pontos durante a reestruturação:

  1. Metas
  2. Necessidades
  3. Metas
  4. Caminhos a seguir
  5. Objetivos

Entre todos os tipos de planos de negócios que mencionamos, esse não é o mais comum. Ainda assim, ele pode ser utilizado, principalmente quando quer fazer uma mudança drástica no posicionamento do seu negócio, buscando se diferenciar dos concorrentes.

Como montar um plano de negócios: 08 passos

Agora que conhece os tipos de planejamento devemos entender como montar um plano de negócios, ao todo são 09 passos, seguindo eles estará pronto para colocar sua empresa no mercado.

1. Sumário executivo

A princípio, o sumário executivo funciona como um breve resumo sobre a empresa, algumas informações que devem estar no sumário são:

  1. Sócios do empreendimento: nomes e dados de cada empreendedor;
  2. Descrição do negócio: breve fala sobre como a empresa se vê;
  3. Mercado de atuação: setor que a instituição atuará;
  4. Itens vendidos ou serviços prestados: deve ser detalhista, apontando tudo que a instituição venderá;
  5. Tipo de CNPJ: essa é uma parte fundamental, cada CNPJ se enquadra em uma regra de tributação, busque um contador para te ajudar;
  6. Investimento inicial de cada um dos sócios: todos os empresários vão investir, detalhe o quanto cada um ofereceu no início;
  7. Percentual de cada empreendedor na divisão de lucros: geralmente o percentual de lucro está diretamente ligado com o aporte de cada um no início do empreendimento;
  8. Missão e Visão: ressaltamos que a missão é algo mais palpável, ou seja, na realidade, enquanto a visão é uma expectativa futura mais idealista.

2.  Análise de mercado

A segunda parte é fazer a análise do mercado, sem dúvida essa é uma parte essencial, se o seu negócio não tiver clientes, então você não tem um negócio.

Em primeiro lugar, deve fazer uma análise geral do mercado, focando sua atenção para o cenário atual (relação oferta por demanda).

Ao fazer isso, deve perceber se a demanda é alta ou baixa, se a resposta for positiva, já é um sinal verde.

Todavia, a análise não para por aí, encontrando potenciais clientes chega a hora de definir o seu público-alvo.

Público-alvo são aqueles que vão comprar seu produto/serviço, criamos um questionário para responder e identificá-los.

  1. Quem é que pode comprar?
  2. Qual produto ela busca?
  3. Quais são as motivações que a levam a comprar o produto?
  4. Como é a rotina dessa pessoa?
  5. Quais seus hábitos?
    O público tem qual faixa etária?
  6. Quanto ganha por mês?
  7. Mora onde?

Agora que já encontrou o público-alvo com sua análise do mercado feita, vamos aos próximos passos.

3. Plano de marketing

Marketing está ligado ao meio que usa para chegar ao seu público, por exemplo, para decidir onde anunciar na internet deve entender se o seu cliente usa mais o Facebook, Instagram, YouTube, TikTok ou outras redes.

Todavia, seu cliente pode não usar mídias, nesse caso deve buscar os meios de marketing tradicionais, como rádios, televisão, panfletos, banners, cartões de vida.

Essa é uma etapa indispensável, é o marketing quem leva o cliente a comprar, fazendo com que ele passe por essa jornada:

  1. Desconhecimento do seu produto/serviço: é quando o cliente ainda não te conhece;
  2. Identificação: sabe que seu negócio existe, entende o que vendem;
  3. Desejo: nota que o que comercializa pode ajudá-lo, despertando o desejo de compra;
  4. Aquisição do produto: é quando a venda acontece de fato.

Quando se vê pela primeira vez, parece que a venda é a parte mais difícil, quando na verdade levar o cliente da 1ª para a 3ª fase é que exige mais energia.

4. Plano operacional

Ainda falando sobre marketing, notará provavelmente a necessidade da equipe nesse momento, precisando de profissionais de publicidade, como o social media, copywriter e gestor de tráfego pago.

Todavia, o operacional não envolve apenas isso, mas tudo ligado a experiência do cliente, indo desde a criação do produto, atendimento via WhatsApp ou com a recepcionista, até o convencimento do cliente e o fim da negociação.

5. Plano financeiro

Perceba uma correlação entre os passos, pois quando realizamos o planejamento de marketing com o operacional chega a necessidade de dinheiro, por consequência alcançamos a fase do plano financeiro.

Aqui deve ter todos os custos do seu negócio, definindo o orçamento para produção e divulgação do produto, custos fixos (são os que não mudam, por exemplo o aluguel, salário dos colaboradores), custos variáveis (anúncios online, apenas para exemplificar).

Ademais, é fundamental nessa etapa identificar o ROI (Retorno Obtido sob Investimento), ou seja, quanto de lucro terá com todos os gastos que tem, lembrando que o resultado deve ser positivo, senão seu negócio estará no vermelho. Para um bom plano financeiro deve aprender a gerenciar melhor seu negócio, por isso indicamos o curso de Educação Financeira da Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/cursos/educacao-financeira)

6. Construção de cenários

Nessa situação verifica a capacidade do negócio, em outras palavras, deve analisar os cenários positivos, onde sua empresa conseguiu se posicionar bem no mercado. 

Todavia, também é fundamental verificar os cenários ruins, pois esses são os que apresentam maior risco para o seu empreendimento.

Deve se organizar para conseguir lidar com ambas as situações, seja a favorável ou a negativa.

7. Avaliação estratégica

Seu plano de negócios está quase pronto, deve analisar o cenário para identificar

  • Oportunidades de crescimento
  • Fraquezas
  • Forças e fraquezas
  • Comportamentos que devem ser tomados em um cenário negativo.

8. Avaliação do plano de negócios

Chegamos à última etapa do plano de negócios, aqui deve-se verificar todos os dados que obteve no decorrer do passo a passo.

Com base neles saberá se o seu empreendimento é viável ou não tem como ser implementado no mercado. Lembrando sempre que nessa análise não se pode considerar o seu lado emocional, deve ser uma verificação feita totalmente sobre os dados.

Quanto tempo leva para montar um plano de negócios?

Sabemos que você empreendedor quer começar o mais rápido possível, mas deixe o entusiasmo de lado neste momento, pois estamos falando da criação de um negócio, o que é algo desafiador.

Não há um tempo certo para a criar um plano de negócios, tudo depende da quantia de pessoas que está se dedicando na montagem.

Geralmente os empreendedores levam de 1 a 3 meses para montar um plano de negócios, o que parece ser muito tempo.

Contudo, ao pensar em uma instituição com fins lucrativos não é tempo perdido, na realidade está ganhando ao separar esse período para criar o planejamento.

Pior seria começar um negócio sem ter esses objetivos alinhados e falir em pouco tempo.

Conclusão sobre como montar um plano de negócios

Inicialmente pode entender o que é e qual a relevância de um plano de negócios, compreendendo que ele é a base de todo negócio de sucesso.

Logo depois demonstramos as vantagens que tem ao montar um plano de negócios, o que te ajuda a identificar os melhores cenários e ter uma noção objetiva de como seu negócio está.

Então mostramos os tipos de planos de negócio, eles servem para todas as fases dos negócios, desde o início, até uma eventual reestruturação.

Por fim, aprendeu a como montar um plano de negócios seguindo 8 etapas, que levam em torno de 1 a 3 meses até serem concluídas.

Outro tópico muito importante para empreendedores são as finanças corporativas, essas têm papel essencial no empreendimento, se o seu negócio estiver com as finanças desordenadas em pouco tempo pode falir por falta de clareza do cenário atual.

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