Qual Prazo Para Sacar FGTS Após Demissão: Saiba Mais!

qual prazo para sacar FGTS após demissão

Qual prazo para sacar FGTS após demissão e como ele funciona? Sem dúvidas que conhecer mais sobre esse processo é bem importante já que é natural na vida de um trabalhador que um dia seja mandado embora de seu emprego e por isso é necessário que saiba todos seus direitos nessa questão.

Isso porque ao conhecer qual prazo para sacar FGTS após demissão o cidadão saberá exatamente quando terá o dinheiro em mãos e poderá ter maior controle de suas finanças nesse momento complicado após a perda do emprego.

Portanto, se também ficou curioso sobre qual prazo para sacar FGTS após demissão e como esse processo funciona, fique até o final desse artigo e aproveite cada uma das informações que mencionaremos sempre a seu favor. Boa leitura!

Qual Prazo Para Sacar FGTS após demissão?

Afinal, qual prazo para sacar FGTS após demissão? A princípio, nos dias de hoje, a legislação entende que é a liberação do FGTS será feita 30 dias após a sua demissão. Cabe ressaltar que o pagamento do FGTS, é feito é uma colaboração, do governo com o empregador.

Esta colaboração funciona da seguinte forma, o Governo Federal responsável por quitar 60% do valor, enquanto o empresário deve pagar 40%. Contudo, você deve ter no seu cadastro na caixa para que consiga realizar o saque, que pode ser realizado tanto pelo app, quanto em um bando físico da Caixa.

FGTS
FGTS (Foto: Reprodução)

O que é o FGTS?

Mas como funciona o FGTS por completo? Em resumo, o FGTS, é a sigla de “Fundo de garantia de tempo de trabalho”. Ademais, este benefício surgiu no ano de 1967, desde então vem buscando oferecer mais segurança a você que está empregado como CLT.

Hoje em dia, ela é muito comum que os empregados demitissem funcionário e ele saísse sem nenhuma forma de se sustentar. Logo, o governo federal percebeu isso e resolveu mudar a situação, criando o FGTS. Todavia, você deve atingir alguns requisitos para ter direito ao FGTS, destacaremos a você todos os pontos, antes de explicarmos qual prazo para sacar FGTS após demissão.

Critérios de direito – Qual prazo para sacar FGTS após demissão

Ademais, existem alguns requisitos para que você consiga ter direito a sacar o FGTS sendo eles:

  • Estar trabalhando registrado: por mais que muitas pessoas no Brasil trabalhem sem a carteira de trabalho assinada, o benefício somente entregue para aqueles que estão de acordo com a legislação. Sendo assim, busque um emprego que consiga o registro.
  • Tempo de serviço: para você conseguir o FGTS, deve trabalhar na mesma empresa por no mínimo 01 ano. Assim, você vai conseguir efetuar o saque, caso não tenha sido demitido por justa causa.

O que Causa Demissão Por Justa Causa?

Nessa questão, existem muitas condutas que podem gerar a sua demissão por justa causa. Entretanto, existem algumas que são mais comuns, como: discussões frequentes, e falta de respeito com o empregador, faltas frequentes injustificadas. Em suma, para você manter o emprego, faça um trabalho com excelência, sempre com respeito e a ética que o lugar exige.

Jovem Aprendiz e Estagiário tem Direito ao FGTS?

Em primeiro lugar, o trabalho do jovem aprendiz e do estagiário, perante a legislação são tratados apenas como, forma de conquistar conhecimento sendo necessário saber também qual prazo para sacar FGTS após demissão nesse caso. Além disso, nesses cargos não tem carteira de trabalho assinada, principalmente, por essas formas de emprego, possuírem legislação específica que trata sobre elas. Ademais, por já ser determinado o tempo específico em que você trabalhava para empresa, a legislação entendi que aqueles que trabalho nessas funções não tem direito ao benefício.

Empregada Doméstica Recebe FGTS?

A princípio, pouco tempo atrás quem trabalha como doméstica não era enquadrado na CLT. Todavia, agora as empregadas domésticas também têm direito ao FGTS, tendo o desconto de 11,2% do salário bruto, destinado a este benefício. Sendo assim, se você empregada doméstica também precisa saber qual prazo para sacar FGTS após demissão após a demissão. Destacamos este tópico logo abaixo.

Como Funciona o Saque do FGTS?

Sobretudo, o banco responsável por receber e repassado o valor do FGTS é você, é o Caixa, um dos bancos mais tradicionais do Brasil. Sendo assim, é necessário que você entenda mais sobre a descrição sobre o passo a passo para que você consiga realizar o saque do FGTS da forma certa. Para isso, entenda mais sobre como funciona o app FGTS.

O FGTS é Descontado do seu Salário?

A sua folha de pagamento, o famoso holerite mensal, nele conseguirá verificar exatamente o valor que é descontado todos os meses, devido aos impostos cobrados. Ademais, o FGTS é um dos impostos que é debitado, e você terá direito a ele após a sua demissão. Por isso é muito importante entender esses detalhes antes de brigar com seu patrão.

Quantos Meses Você Recebe o seguro? – Qual prazo para sacar FGTS após demissão

Entenda que, o FGTS é pago em uma única vez, independente de quantos anos você tem atrapalhado naquela instituição. Assim, ao receber o FGTS eu, você deve se programar para que consiga efetuar uma melhor organização financeira. Desta maneira, não terá nenhuma dificuldade para voltar ao mercado de trabalho, sem ter que aceitar qualquer emprego que aparecer.

Quem Não Tem Registro Recebe os Benefícios Trabalhistas?

A princípio, a pessoa que não tem registro, não tem direito a nenhum benefício trabalhista. No entanto, você consegue receber alguns dos benefícios caso entre com uma ação na justiça do trabalho.

Assim, mesmo que o processo demore meses, ou até anos para ser concretizado, você receberá o benefício, caso seja comprovado que você realmente trabalhou para aquela empresa. Se você deseja entrar com uma ação trabalhista procure um bom advogado, ou, a Defensoria da sociedade. Desta maneira, terá um especialista trabalhando para você, buscando resolver essa situação.

Conclusão Sobre Qual Prazo Para Sacar FGTS após demissão.

Por fim, destacamos para você tudo sobre o FGTS nesse artigo, agora você sabe que o prazo para sacar FGTS após demissão é de 30 dias. Após isso, conseguirá sacar o dinheiro indo até o banco físico, ou através do aplicativo do FGTS.

Além disso, agora você sabe se tem ou não direito a receber o benefício, e como funciona o desconto na sua folha salarial para que você o receba. Aliás, acessando o site da Caixa você encontra mais informações e consegue fazer o cadastro para receber o fundo de garantia, para ir até o site oficial (https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx). Sobretudo, se restou alguma dúvida sobre o prazo para sacar FGTS após demissão, ou qualquer um dos outros pontos que abordamos aqui, comente que responderemos você.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.