Aqui, você aprenderá a como cobrar um amigo sem perder a amizade, de formas descontraídas e que acabam por deixar claro a sua necessidade do dinheiro, mas sem estragar a relação que há entre vocês.
Ademais, utilize as formas de como cobrar um amigo sem perder a amizade de maneira leve, nunca de mostre raiva ao fazer a cobrança, assim conseguirá aplicar as formas de cobrança facilmente.
Então, se também ficou curioso para entender como cobrar um amigo sem perder a amizade da melhor maneira possível e com muito carinho, fique até o final do artigo e aproveite.
Como cobrar um amigo sem perder a amizade com Carinho?
Afinal, como cobrar um amigo sem perder a amizade com carinho e amor? Essa é uma pergunta muito comum entre muitas pessoas e pensando nela, trouxemos uma lista das 5 melhores formas de como cobrar um amigo sem perder a amizade a seguir:
1. Defina um Prazo Para Pagamento
Primordialmente, emprestar dinheiro a um amigo nem sempre é uma tarefa fácil de ser feita. Isso porque, muitas vezes, as cobranças acabam desgastando a amizade, que no fim acaba se tornando em raiva.
Por isso, muitas pessoas não emprestam dinheiro a pessoas próximas, já caso ocorra o inadimplemento é muito difícil de realizar essa cobrança.
Contudo, você que decidiu emprestar dinheiro a um amigo e agora precisa aprender como cobrar um amigo sem perder a amizade, deve se atentar às maneiras que explicaremos agora.
Bom, a primeira coisa que você deve fazer é determinar um prazo específico para que a pessoa efetue o pagamento. Deixando bem claro que caso a pessoa não pague você irá cobrar ela.
Assim, você já deixa as expectativas muito bem alinhadas. Aliás, ao emprestar é fundamental que você não diga “me pague quando puder”. Já que quando você diz isso, a pessoa se sente à vontade para não se preocupar com a dívida que tem com você.
Ademais, é uma boa forma de você fazer a determinação do prazo conforme a data em que a pessoa recebe. Por exemplo, caso você empreste dinheiro para pessoa hoje e ela receba no dia 5 do próximo mês, você pode dizer que precisa do dinheiro no máximo até dia 10.
Ao emprestar dinheiro ao amigo deixa bem claro que aquele dinheiro é fundamental para pagar alguma despesa, é que você somente está emprestando por conta de confiar nela.
Assim, você já demonstra que o dinheiro é extremamente necessário. Logo, ao cobrar, ela não pode ficar brava por isso, tendo em vista que você também precisa do dinheiro para quitar suas dívidas.
2. Não Tenha Vergonha – Como cobrar um amigo sem perder a amizade
A princípio, além de tomar a precaução de estipular um prazo, você não deve ter vergonha nenhuma de cobrar, pois, a pessoa também teve que perder a vergonha para pedir o dinheiro para você.
Dessa forma, a partir do momento que a pessoa não paga, você está no seu direito de cobrar o amigo. Até porque, você também precisa quitar suas dívidas visando se ver livre delas.
Sendo assim, como você está correto, a pessoa não deve se envergonhar disso, mesmo que seja um amigo. Aliás, caso seja seu amigo realmente, ele compreenderá que você também necessita do dinheiro e efetuará o pagamento sem nenhum problema.
Logo, efetue a cobrança sem nenhum medo. Quando se deixa bem claro a necessidade, a pessoa efetuará o pagamento sem problema e caso fique brava com isso, no fundo, você perdeu uma amizade que não agregaria tanto em sua vida assim.
Aliás, através do cartão de crédito pagbank você Pode emitir um boleto, efetuar a cobrança sem ter que sair da sua casa. Esse serviço somente é possível por conta do PagSeguro, uma das maiores empresas de cobranças do Brasil.
3. Não Espere Passar Muito Tempo Para Cobrar seu Amigo sem Perder a Amizade
Quanto antes você cobrar a pessoa principalmente por uma dívida de baixo valor, melhor. Até porque, dívidas pequenas como 50 ou 100 reais acabam se tornando cada vez mais constrangedoras conforme o tempo vai passando. Sendo assim, se a dívida for pequena, qual biela talvez até no mesmo dia em que você determinou o vencimento do prazo.
Ademais, se for uma dívida de um valor mais alto, aguarde entre 2 a 7 dias após vencer para então efetuar a cobrança.
Dessa forma, pela garantia de que a pessoa realmente não se lembra da despesa ou está ignorando. Então, você poderá cobrar ela com tranquilidade.
4. Faça a Cobrança com Calma e Empatia
Antes de tudo entenda que se você fizer a cobrança de uma forma agressiva a tendência é que não conseguiu o dinheiro e acabe arrumando uma briga desnecessária.
Sendo assim, como cobrar um amigo sem perder a amizade, fale de maneira calma, mostrando respeito será mais fácil para que você consiga o valor de volta.
Contudo, caso você realize a cobrança e a pessoa te trate mal-educadamente, significa que ela já está procurando uma discussão. Então, a melhor coisa que você deve fazer é se afastar e buscar receber o dinheiro através dos meios legais.
De qualquer modo, se acontecer, você já sabe que aquela pessoa, na verdade, não era seu amigo e agora você deve recorrer na justiça para conseguir reaver o valor, seja uma quantia alta. No entanto, se for um valor baixo, o ideal é ir conversando até que consiga o valor.
5. Use de Indiretas Bem-Humoradas – Como cobrar um amigo sem perder a amizade
Enfim, essa talvez seja a melhor forma de você como cobrar um amigo sem perder a amizade, quando estiver perto da pessoa só dê algumas indiretas como, por exemplo “está calor hoje em, você poderia me pagar para que eu comprasse umas cervejas né?”
Dessa forma, você deixa a cara que quer receber é que está consciente da dívida. Caso falando isso de uma forma bem-humorada a pessoa não conseguirá ficar brava. Já que você não cobrou ela diretamente.
Em síntese, utilize humor para conseguir efetuar a cobrança tranquilamente, sem ter que se estressar ou ficar discutindo desnecessariamente.Isso serve também de trocar figurinhas da copa do Mundo e cobrar de uma maneira simples.
Conclusão
Por fim, apresentamos a você às 5 maneiras de você garantir o recebimento da dívida do seu amigo, tranquilamente e sem ter que ficar se estressando com isso sempre da melhor maneira.
Caso você utilize todos os métodos aqui mencionados e ainda assim a pessoa não tenha pago, sinta-se à vontade para cobrar ela de maneira direta e até um pouco mais incisiva, assim forçando ela a apagar, mesmo que se recuse.
Em síntese, todas as informações sobre como cobrar um amigo sem perder a amizade foram passadas a você. Compartilhe essa postagem com alguém que precisa cobra alguém próximo, mas está com vergonha ou medo.