Como Fazer um Instagram Comercial: Passo a Passo Simples e Direto

Como fazer um Instagram Comercial

Ter um perfil profissional é importante se quer realmente construir um posicionamento estratégico no digital. Hoje aprenderá o passo a passo de como fazer um Instagram comercial!

Além disso, aprenderá como construir um posicionamento que te leve ao engajamento do seu perfil no Instagram, fazendo com que se torne conhecido e por consequência ganhe mais dinheiro.

Portanto, o objetivo não é apenas entender como fazer um Instagram comercial, mas te guiar na construção de um público realmente interessado no seu conteúdo. Vamos lá!

Por que é importante ter um Instagram comercial?

Como fazer um Instagram Comercial
Como fazer um Instagram Comercial (Fonte: Freepik)

As redes sociais fazem parte da vida de toda a população, portanto se o seu empreendimento atua no modelo B2C (Business para cliente final) é indispensável se posicionar.

Ok, já entendeu a necessidade de estar nas mídias, mas porque o Instagram comercial ao ter o Instagram tradicional?  

Sendo uma empresa ou criador de conteúdo você precisa de todas as informações que conseguir sobre os consumidores do seu conteúdo, se não tem isso dificilmente vai conseguir direcionar suas atividades nas mídias focando no público.

Por exemplo, quem usa o Instagram comum não sabe a faixa etária de quem consome seu conteúdo, também não sabe o número de pessoas que visitou seu perfil nos últimos meses, entre outros dados que vão direcionar seu marketing buscando venda.

Passo a passo para fazer o seu Instagram comercial

Já entendeu a relevância do Instagram comercial, vamos ao passo a passo simples direto ao ponto para ter seu perfil Business em 5 minutos:

  1. Baixe o app do Instagram (https://www.instagram.com/), clicando nesse link acessará a página do Instagram, então é só clicar no botão do Google Play.
  2. Ao acessar seu perfil clique nos 3 riscos no canto superior direito
  3. Clique em Configurações”
  4. Acesse a seção Conta
  5. Escolha se quer um perfil de empresa ou criador de conteúdo
  6. Defina sua área de atuação
  7. Preencha as informações de contato (e-mail e telefone);
  8. Inclua a página do Facebook
  9. Aperte onde está escrito “Adicionar as Ferramentas de Negócios do Instagram”
  10. Conecte o perfil comercial a página de empresa do Facebook
  11. Pronto! Já tem o seu Instagram comercial.

Empresa ou criador de conteúdo?

Depende! Qual é o tipo de produto ou serviço que vende? Se for um estabelecimento comercial provavelmente será melhor escolher a empresa, pois tem alguns recursos interessantes, por exemplo, a possibilidade de criar uma loja dentro do Instagram, onde o cliente tem uma interface interativa e de fácil uso (abordaremos mais a fundo esse recurso em um dos tópicos à frente).

Todavia, se o seu produto ou serviço é prestado diretamente por você o criador de conteúdo é mais interessante. Algumas profissões onde indicamos esse tipo de posicionamento na internet são:

  • Advogado;
  • Nutricionista;
  • Corretor de imóveis;
  • Psicólogo;
  • Fisioterapia;
  • Personal Trainer;
  • Dentista.

A vantagem é que gera maior conexão com o seu público, pois esperam ser atendidos diretamente por você. Dessa forma, o potencial de futuros clientes que consegue usando essa estratégia é superior ao de um perfil empresarial com a logo da empresa.

Funcionalidades do Instagram Business

Conheça agora as funcionalidades mais práticas, que vão mudar o seu posicionamento no digital usando o Instagram para Empresas.

1.  Direcionamento estratégico

Quando usa uma conta profissional consegue acrescentar informações no seu perfil, como:

  • Telefone;
  • Endereço;
  • E-mail de contato.

Além disso, consegue colocar botões no seu perfil que direcionam o cliente direto para o seu A vantagem é que gera maior conexão com o seu público, pois esperam ser atendidos
diretamente por você. Dessa forma, o potencial de futuros clientes que consegue usando
essa estratégia é superior ao de um perfil empresarial com a logo da empresa.

Funcionalidades do Instagram Business

Conheça agora as funcionalidades mais práticas, que vão mudar o seu posicionamento no
digital usando o Instagram para Empresas.

1.  Direcionamento estratégico

Quando usa uma conta profissional consegue acrescentar informações no seu perfil, como:

  • Telefone;
  • Endereço;
  • E-mail de contato.

Além disso, consegue colocar botões no seu perfil que direcionam o cliente direto para o
seu WhatsApp, facilitando o acesso do potencial comprador a você.

2.  Acesso a informações detalhadas

Dados são o mais importante para empresas com posicionamento digital, é por meio do
acesso a informações que consegue definir o seu público consumidor e então definir o
melhor tipo de post visando o engajamento e crescimento da comunidade. Por exemplo,
quem usa o Instagram comercial consegue saber:

  • Contas alcançadas
  • Contas que engajaram
  • Crescimento de seguidores por período
  • Faixa etária dos seguidores, facilitando o acesso do potencial comprador a você.

2.  Acesso a informações detalhadas

Dados são o mais importante para empresas com posicionamento digital, é por meio do acesso a informações que consegue definir o seu público consumidor e então definir o melhor tipo de post visando o engajamento e crescimento da comunidade. Por exemplo, quem usa o Instagram comercial consegue saber:

  • Contas alcançadas
  • Contas que engajaram
  • Crescimento de seguidores por período
  • Faixa etária dos seguidores
  • Identifica os posts e stories com mais visualizações

3. Patrocínio de postagens

É comum que empresas produzam um conteúdo atrativo, todavia, por ter poucos seguidores acaba não conseguindo o engajamento que a postagem receberia se tivesse um bom volume de seguidores.

Um dos meios de mudar isso é patrocinar os posts buscando o reconhecimento da marca ou o engajamento da postagem. Dessa forma, o post será mostrado para diversas pessoas que não estão te seguindo.

Quem não tem dinheiro consegue crescer um perfil do zero? Sim, abordaremos esse tópico mais adiante.

4. Instagram Shopping

Esse é um recurso do Instagram comercial disponibilizado apenas para quem escolhe “Empresa” no lugar de “Criador de conteúdo”. Por meio desse recurso consegue selecionar os produtos que vende no seu site e interligá-lo com o Instagram. Dessa forma, sempre que atualizar o catálogo de produtos da loja, será automaticamente mudado no Instagram Shopping.

5. Anúncios

Anunciar é a vantagem que torna o Instagram comercial o melhor para o seu empreendimento.

Quando se quer vender um produto sem o uso da internet enfrenta um problema, independente do meio de marketing que usar acabará mostrando o seu produto para muitas pessoas que não estão interessadas no seu produto/serviço.

Por exemplo, imagine que uma loja de pesca coloca um carro de som para divulgar uma oferta imperdível: “Todas as varas e iscas da loja estão em 50% de desconto! Agora imagine: Quantas das pessoas que ouvirão essa propaganda pescam? Quantas estão buscando esse produto no momento? Perceba que mais pessoas sem interesse conhecem o produto. Isso não acontece quando faz anúncios na internet.

Vejamos a mesma oferta, mas feita por meio de um anúncio na internet, supondo que a venda seja feita somente na loja física.

Em primeiro lugar, terá que definir um público, como a pesca é atividade comum de pessoas mais velhas, geralmente homens, poderia anunciar colocando as seguintes especificações:

  • Idade: 25 a 55 anos;
  • Gênero: Homem;
  • Interesses: Pesca peixe, barcos;
  • Raio de distância atingido: 50 km ao redor da loja.

Nesse exemplo o anúncio só apareceria para homens que tenham de 25 a 55 anos, que tenham interesse por pesca, peixe e barcos e morem a no máximo 50 km da loja. Entende que a chance de ter um resultado positivo é maior ao fazer isso? Esse é apenas um exemplo simples do que pode fazer usando o Instagram Business para vender mais!

Como criar conteúdo que engaja no Instagram comercial? Dicas práticas

Ok, você tem o seu Instagram comercial, sabe as funcionalidades da conta, mas como produzir um conteúdo que realmente engaja? Abordaremos os pilares de todo perfil engajado na rede social.

Analise as tendências

Toda semana surgi algum meme ou notícia que repercute de maneira inesperada, fazendo com que todos se interessem pelo assunto. Aproveite esse momento e tente encaixar o conteúdo produzido por aquela pessoa ao seu.

Desse modo, as pessoas vão parar e escutar o que tem a dizer. A partir desse momento é com você! Deve entregar um conteúdo de alto valor que faça os usuários permanecerem até o fim do vídeo.

Tenha um bordão

Bordão nada mais é do que uma frase que fixa na mente das pessoas e toda vez que escutam lembram da pessoa, por exemplo, o “Yeah yeah” do Sergio Malandro é um clássico e quando escuta as pessoas já lembram de você.

Pode ser uma frase ou até mesmo uma palavra, o importante é ser algo marcante que faça as pessoas lembrarem que você é o autor daquele bordão.

Aposte em novos formatos de conteúdo

Hoje o que mais dá certo nas redes são os vídeos curtos, mas nem todo vídeo precisa ser igual. Busque novas inspirações e crie novos formatos de vídeos.

Caso algum deles engaje já não estará dependente de um formato específico, o que pode levar o público a enjoar e deixar de seguir e interagir com seu perfil.

Seja alegre e dinâmico

Quando se trata de conteúdo para redes sociais precisa ser o mais alegre e dinâmico possível. Sendo assim, use várias frases de efeito gerando curiosidade, troque o ângulo do vídeo, altere sua entonação de voz, todo recurso é válido para conseguir fixar a atenção do leitor.

Mantenha a constância

Não adianta postar no Instagram uma vez por dia, durante uma semana, para ter sucesso deve focar no longo prazo.

Portanto, poste pelo menos uma vez por dia. Além disso, precisa interagir no story com caixinhas de pergunta, mostrando sua rotina, sempre produzindo um conteúdo de alto valor.

Deixando o perfil comercial atrativo: Passo a Passo

Existem algumas práticas que pode fazer para tornar o seu perfil no Instagram mais atrativo para o usuário vejamos quais são!

1. Nome do perfil e foto

Primordialmente, o nome do perfil deve ser o mais simples possível, de preferência sem pontos ou outras acentuações.

Oque em um nome fácil de decorar lembre sempre; o usuário quer praticidade ao buscar o seu perfil.

Portanto, evite nomes extensos e não coloque números (acredite, mínguem se lembra facilmente de perfis como “Felipe_Silvério_64862”, ao invés disso, coloque uma abreviação ou até mesmo um apelido.

A sua foto deve ser direta ao ponto, de preferência com um fundo que contraste com sua logo ou rosto gerando um contrate. Assim, seu perfil fica “slim” o que gera mais conexão.

2. Biografia

A biografia deve responder a essas perguntas

  • Quem sou eu? (Nome e Sobrenome)
  • O que eu faço?
  • O que entrego no meu perfil?
  • Como posso entrar em contato?

Ok, mas como responder essas perguntas na prática? Vejamos o exemplo abaixo para entender de maneira mais objetiva:

  • Felipe Silvério
  • Advogado de Direito Imobiliário
  • Te auxilio a não ter dor de cabeça na compra ou venda de imóveis
  • Para entrar em contato é só apertar no link abaxo.

3. Link

Em sequência a biografia vem o link que é basicamente um redirecionamento do usuário. Se vende um produto o objetivo é direcionar o usuário para sua loja ou página de vendas.

Caso seja um prestador de serviço pode enviar o cliente para o WhatsApp ou para página de captura.

4. Destaques

Os destaques do Instagram podem mudar o engajamento do seu perfil! É aqui onde coloca os seus atividades de lazer e especificações sobre o seu trabalho.

De certa forma é por meio dessa fonte que cria uma primeira conexão com o visitante do perfil. Quando usado da maneira certa pode te fazer ganhar muitos seguidores.

Social Media faz diferença no Instagram comercial?

O Social Média é o primeiro profissional que deve contratar se quer ter um Instagram comercial estratégico.

Qual a função desse profissional? A única responsabilidade do Social Média é gerar conteúdo para sua rede social buscando o crescimento no número de seguidores e engajamento.

Ele desenvolve o conteúdo e quando precisa de vídeos também é ele quem instruiu o processo de gravação e quando está presencialmente ele coordena todo o processo.

Embora seja um profissional importante ele deve ser contrato a partir do momento que tem uma verba para investir em marketing. Além disso, não recomendamos buscar preço, pois se gerar o resultado esperado terá um bom retorno, todavia, o dinheiro só vem do digital quando investe em pessoas qualificadas para o trabalho.

Gestor de tráfego para Instagram Business

Sobretudo, o gestor de tráfego e o social média são pessoas que escolheram o empreendedorismo digital, andando em conjunto, mas em funções diferentes.

Enquanto o social média gera conteúdo, o gestor de tráfego cria e roda os anúncios para o público alvo que já é seu seguidor e interagem com sua rede. Podemos sintetizar da seguinte forma: social média atrai os clientes, o gestor de tráfego guia o cliente até a compra final.

Conclusão

Inicialmente começamos falando sobre a razão de ter um perfil comercial e o passo a passo de como fazer Instagram comercial em poucos minutos.

Logo depois entendeu os recursos que tem acesso por usar uma conta business, essas vão fazer toda a diferença na produção de conteúdo e venda, processos esses que também foram abordados durante a matéria.

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