Será que investir em ouro é realmente um bom negócio? Esse que é um dos minérios mais importantes do mundo, vem sendo muito visado por todos que aplicam seu dinheiro na bolsa. Se você está aqui, é porque quer aprender a como investir em ouro na bolsa de valores.
Esse artigo foi desenvolvido apenas para te ensinar a como investir em ouro na bolsa de valores de forma segura, demonstraremos as melhores alternativas para você que busca atingir um excelente resultando investindo em minérios.
Quer saber se realmente vale a pena aplicar seu dinheiro em minérios e como investir em ouro na bolsa de valores? Continue aqui! Confira todos os principais detalhes sobre isso.
Vale a pena investir em ouro na bolsa de valores?
Em primeiro lugar, o ouro, que em séculos atrás esteve presente em grande abundância no mundo, hoje é um recurso escasso. Isso acaba sendo extremamente vantajoso, pois, quando mais escasso é uma coisa, mais valor ela obtém.
Dessa forma, podemos concluir que investir em ouro na bolsa de valores é algo que vale muito a pena, tendo em vista que é uma excelente alternativa, independente do seu perfil de investidor.
Então, precisa entender todos os detalhes sobre isso e em breve poderá aproveitar essa alternativa de investimento que é extremamente segura.
Quando é o momento certo para investir em ouro?
Bom, o ouro de certa forma pode ser considerado um investimento seguro, mas por quê? Bom, a bolsa de valores tende a valorizar empresas e recursos que passaram pelo teste do tempo.
Logo, existe algo mais antigo que o ouro no mercado de renda variável? Por isso, ele é buscado principalmente em momentos de crise financeira, onde os acionistas da bolsa de valores buscam aplicações que estejam mais atreladas a proteger seu patrimônio do que conseguir um alto lucro.
Ademais, aqueles que conseguem identificar a crise primeiro tem vantagem ao investir em ouro, pois, conforme um ativo é mais procurado, maior o seu valor se torna.
Sobretudo, no Brasil o ouro é tido como uma moeda, isso significa que ele está ligado a oscilação do dólar. Assim como todos ou outros ativos da renda variável brasileira. Em conjunto, o minério também sofre influência da inflação, pois, ao investir tudo que envolve a economia nacional, acaba por impactar diretamente o valor do ativo.
Como investir em ouro na bolsa de valores?
Hoje existem ao todo 3 principais alternativas de como investir em ouro, continue sua leitura para aprender os principais detalhes sobre os modos de aplicação e escolher aquela que melhor se adaptar a sua necessidade.
1. Contratos
Em primeiro lugar, essa é uma das únicas formas de investir em ouro direto na bolsa de valores. Por intermédio desse meio, realiza a compra de um ativo e pode negociar ele a qualquer momento que desejar, o que gera uma praticidade maior para você investidor em ouro. Para isso, será necessária uma corretora de investimentos, como a Toro investimentos (https://www.toroinvestimentos.com.br/) ou qualquer outra que seja de sua confiança.
Ademais, a bolsa de valores é um dos lugares onde conseguirá uma excelente rentabilidade com aplicações financeiras e existem excelentes alternativas para começar a investir na bolsa de valores, além do ouro.
2. Como investir em ouro na bolsa de valores: fundos de investimento
Entre todas as formas de investir em ouro na bolsa de valores, essa é a mais simples e fácil de ser feita, pois, não precisa de uma grande quantidade (diferente da próxima possibilidade que verá depois).
Afinal, como funciona um fundo de investimento? Bom, quando compra um título de um fundo está adquirindo todos os recursos em que aquele fundo está aplicando, entre eles o ouro.
A principal vantagem é que aqueles que investem em ouro dessa forma conseguem receber dividendos constantemente e é mais fácil de conseguir uma rentabilidade com essa aplicação.
Além disso, existem outras alternativas de investimentos através dos fundos , como por exemplo o mercado imobiliário. Esse é um dos que mais cresce e sempre está em alta devido ao ramo dos imóveis sempre estar em alta. É importante que verifique todas as alternativas antes de tomar a decisão de onde investir seu dinheiro.
3. Barras de ouro
Sem a menor dúvida essa é a maneira mais complexade investir em ouro, mas, por quê? Bom, ao comprar barras de ouro estará tendo que arcar com alguns gastos extras que vão acabar por impactar grandemente em sua aplicação.
A primeira coisa que terá que fazer é buscar uma empresa que realize a venda do ouro, deverá fazer um cadastro e as compras devem ser de valores superiores a R$12 mil reais.
Contudo, os gastos não param por aí, após a compra da barra de ouro, existem muitos outros custos.
Deve guardar o ouro de maneira segura, pois, você não quer perder esse recurso não é mesmo? Então precisará de um banco custodiante, que faça a proteção da barra de ouro. Bom, para fazer esse serviço, vão cobrar uma taxa mensal.
Esse valor é calculado conforme o volume da barra, sempre cobrado um valor entre 0,07% até 0,30% do montante. De acordo com uma tabela da instituição.
Caso queira, também pode deixar o ouro na sua casa, mas, essa não é a melhor forma de proteger, pois, a chance de perder acaba aumentando consideravelmente.
Dessa forma, esse investimento acaba sendo mais dificultoso, mas, caso queira, pode utilizar está alternativa.
Conclusão sobre como investir em ouro na bolsa de valores
Os investimentos são excelentes para obter mais segurança na vida. O ouro em especial é uma das melhores alternativas para momentos de instabilidade econômica. O minério consegue manter seu valor estável, mesmo em momentos complicados, então é excelente que invista em ouro.
Ademais, todas as alternativas para fazer essa aplicação foram mencionados aqui. Entre todas elas, se destaca o contrato futuro que é a melhor alternativas para você que visa investir em ouro na bolsa de valores, com uma certa tranquilidade.
Compartilhe o artigo e ajude alguém a entender como investir em ouro na bolsa de valores.