Acima de tudo, mesmo não sendo muito popular, o cheque é uma opção bem praticada por muitas pessoas no Brasil e no mundo. Especialmente em casos nos quais a quantia é muito alta. No entanto, isso acaba tendo um impedimento, pois muitas pessoas não sabem como preencher cheques. Assim, por exemplo, muitos tem dúvidas sobre como preencher cheque cruzado e nominal.
Nesse sentido, caso isso aconteça, um processo que levaria poucos minutos por render uma tremenda dor de cabeça.
Atualmente, as inovações tecnológicas estão facilitando muito a forma de consumo das pessoas. É possível fazer um pagamento pelo cartão de crédito, ainda considerada uma das principais formas de gestão de gastos.
Além disso, pode-se utilizar serviços de biometria ou aparelhos que permitem que, em poucos segundos, alguém compre alguma coisa sem muito esforço. Porém, ainda assim, o cheque ainda é uma maneira eficaz de fazer isso.
O Que é um Cheque?
Em primeiro lugar, um cheque é uma forma de pagamento que possibilita fazer movimentos bancários de uma conta do titular para um beneficiário, seja pessoa física ou instituição financeira. Assim, esta pessoa ou instituição pode retirar a quantia indicada no cheque ao apresentar o mesmo no balcão.
Em síntese, trata-se de uma ordem para pagamento à vista, no qual a pessoa entrega uma ordem para uma pessoa física ou jurídica sacar a quantia indicada no cheque. Com isso, o valor é retirado da conta corrente sem a necessidade da pessoa ter acesso aos seus dados.
Dessa forma, é também de um título de crédito, que permite que a pessoa que recebe tenha direito. Assim, o documento pode ser executado em juízo ou protestado, dependendo da situação. Também, através do cheque é possível fazer pagamentos à vista ou a prazo.
Entretanto, é importante que o saldo da conta corrente seja superior ou igual ao valor indicado no cheque. Além disso, tem a forma como o cheque é preenchido. Pois deve seguir as normas estabelecidas pelo Banco Central, que regulamenta essas transações financeiras.
Para Que Serve um Cheque?
A princípio, o uso do cheque pode ser realizado de diversas maneiras, desde compras até outras finalidades. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 8% dos brasileiros utilizam cheque pré-datado para fazer compras. Ou seja, isso equivale a 16,62 milhões de pessoas utilizando esse sistema.
Nesse sentido, ainda de acordo com o estudo, em média, o brasileiro utiliza cheque nove vezes por ano. Ademais, entre os produtos mais adquiridos, podemos destacar os alimentos no supermercado (34%), materiais de construção (20%) e móveis (18%).
Contudo, é possível ainda fazer empréstimo com cheque. Através disso, o cliente pode colocar cheques pré-datados como uma garantia para que a instituição realize o pagamento. Além disso, há o artigo “Regras do empréstimo pessoal com cheque pré-datado”, que vai indicar tudo o que alguém precisa saber.
Tipos de Cheque:
Seja como for, existem diversas maneiras de se utilizar cheques, ainda mais se levar em consideração a diferença entre eles. Assim, pode-se dividir os cheques em:
- Cheque não à ordem;
- Cheque ao portador;
- Cheque nominativo;
- Cheque pré-datado;
- Cheque cruzado;
- Cheque visado;
- Cheque bancário.
Porém, embora seja importante se informar sobre todos os tipos de cheques, aqui trataremos somente do cheque cruzado e do cheque nominal.
O Que é Um Cheque Cruzado?
Em suma, chamamos de cheque cruzado aquele que define que a única forma de recebimento do dinheiro será através de depósito em conta, não permitindo a retirada do dinheiro.
Dessa maneira, esse procedimento diminui os riscos de roubo e deixa a transação mais segura. Assim, é muito comum o uso do cheque cruzado para fazer pagamentos.
Para Que Serve um Cheque Cruzado:
À primeira vista, o cheque cruzado serve para conferir mais segurança a essa operação financeira. Pois assim só é permitido depositá-lo em uma conta corrente.
Dessa forma, pode-se sustá-lo caso ocorra um roubo ou extravio, diminuindo as chances de que a pessoa perca seu dinheiro.
Diante disso, essa é uma modalidade de cheque muito utilizada, garantindo maior segurança nas transações envolvendo o sistema bancário do país.
Além disso, outro ponto importante é que apenas o responsável pela conta corrente poderá receber o valor preenchido, garantindo um melhor direcionamento nas operações.
Portanto, torna mais difícil fraudar o cheque adicionando números ou mudando informações. Isso mostra a importância de saber como depositar cheque cruzado.
Como Preencher um Cheque Cruzado?
Em suma, para preencher um cheque cruzado, é preciso proceder com as mesmas regras de preenchimento de cheque comum:
Logo, deve-se colocar o valor a ser pago no canto superior, à direita, escrito com números, e para evitar fraudes. Assim, precisa colocar um sinal (#) antes e depois do valor (Por exemplo: #32,25#).
Depois, logo abaixo, deve-se escrever o valor por extenso, usando também o sinal (#) antes e depois (exemplo: #trinta e dois reais e vinte e cinco centavos#).
No entanto, não pode dar espaços muito grandes entre uma palavra e outra, nem entre os números. Assim, quanto mais juntas as letras ou números estiverem, mais segura a pessoa estará.
Posteriormente, é preciso colocar a data e assinar o cheque. Mas precisa primeiro conferir todas as informações antes de entregar o papel. Feito o preenchimento comum, basta fazer dois traços na diagonal, normalmente no canto esquerdo superior, para cruzar o cheque.
Dessa maneira, quem receber o papel só poderá fazer o resgate do valor através de depósito em conta bancária.
Assim, fará um cruzamento geral, então o valor poderá ser depositado em qualquer banco, informado por quem está de posse do cheque.
Entretanto, há também o cruzamento especial, que permite que o banco para o depósito do dinheiro seja escolhido pelo emissor do cheque. Assim, se desejar fazer um cruzamento especial, deve-se escrever o nome do banco entre as duas linhas paralelas. O banco é obrigado a aceitar os termos de cruzamento de cheques e fazer conforme determinação do emitente.
Enfim, não é necessário escrever no cheque que o valor não pode ser descontado no caixa. Somente as linhas paralelas já são suficientes para isso.
O Que é Um Cheque Nominal?
Por outro lado, o cheque nominal também é muito útil. Ou seja, além do cruzamento do cheque, o emissor poderá nominá-lo. Isso quer dizer que ele colocará o nome da pessoa que está recebendo o cheque.
Dessa forma, só é possível depositar o cheque em uma conta que esteja no nome da pessoa que recebeu o cheque.
No entanto, quando o cheque nominal não está cruzado, ele pode ser retirado na boca do caixa pela pessoa que recebeu o cheque.
Contudo, para que essa pessoa possa repassar esse cheque para terceiros, ela precisa portanto endossar o cheque. Isso nada mais é que assinar atrás do cheque colocando o número do seu CPF e RG.
Porém, se o emissor do cheque colocar no documento um termo dizendo “cheque não-à-ordem”, cheque não-transferível” ou “proibido o endosso”, ele não poderá ser usado por outra pessoa senão o receptor.
Por fim, ao fazer um cheque nominal, cruzado e proibindo o endosso, o emissor estará seguro de que somente o receptor poderá fazer o depósito do cheque.
Leia também:
Qual o Valor do Dólar Hoje Para Compra? Entenda Como Funciona a Cotação do Dólar