Passo a Passo de Como Sair das Dívidas

Como sair das dívidas rápido

Sair das dívidas rápido é uma coisa complicada de ser feito, pois existem diversas variáveis que podem acabar dificultando esse processo. Contudo, mesmo sendo algo complexo, pode ser feito caso siga o passo a passo de como sair das dívidas.

Mais de 70% das famílias brasileiras são endividados e apenas trabalham para quitar suas contas, sem conseguir atingir metas de longo peso, quer mudar esse cenário e finalmente sair das dívidas?

 Separamos as melhores dicas de como sair das dívidas, cabe a você seguir tudo o que mostrarmos em pouco tempo para conseguir sair das contas. Então poderá começar a trabalhar em suas metas de longo prazo, conseguindo atingir a liberdade financeira.

1. Organize suas contas

Como sair das dívidas rápido
Calculando as contas (Fonte: Pexels)

A primeira coisa que deve ser feita é a organização das despesas. Já passou pela situação de achar que pagou todas as contas, mas, na verdade, ainda restavam dívidas a serem quitadas? Pois é, esse é algo comum para quem não faz a organização das despesas.

Organize todas elas em duas categorias (fixas e variáveis) com isso terá uma visão macro de tudo o que precisa ser pago, então uma estratégia poderá ser traçada visando sair das dívidas rápido.

O mais recomendado aqui tem uma planilha onde coloque todas as contas, das mais baixas até as mais elevadas. Quem consegue fazer essa organização e mantê-la durante alguns meses, consegue ver os resultados e a mudança na forma de controlar as contas. Isso significa que essa dica não deve ser utilizada somente até sair das contas, mas, durante todos os meses. Também pode estar utilizando aplicativos, muito completo disponível hoje é o Mobills.

2. Como sair das dívidas rápido: Compare as dívidas com suas fontes de renda

Após isso, faça o controle  sobre as suas fontes de renda. Determine o quanto de receita recebe durante o mês, então faça o comparativo com as contas. Com isso já terá uma visão do quão endividado está e da quantidade de dinheiro que precisará acumular a mais para conseguir sair do vermelho ou então fazer com que mais dinheiro sobre em sua conta.

Considere obter novas fontes de renda extra, por exemplo, trabalhos freelancers, ou ajudar alguém da sua região em troca de receber uma quantia pode ser uma ótima opção para conseguir sair das dívidas rápidas.

3. Entenda mais sobre educação financeira

O entendimento de educação financeira é algo fundamental, sem isso você apenas sairá da dívida rápido, mas em pouco tempo estará com o mesmo problema novamente. Entender a importância dos investimentos e como o dinheiro funciona é algo que deve fazer.

Esse assunto não é falado com frequência nos lares brasileiros, sendo um dos principais causadores do endividamento. Além disso, como a maioria dos problemas são derivados da falta de dinheiro, provinda da falta de informação sobre a melhor maneira de utilizá-lo.

A partir do momento que fazer isso começa a gastar melhor seu dinheiro no longo prazo, e finalmente trabalhar em cima dos seus objetivos, seja uma casa própria ou a dedicação aos estudos para conseguir um trabalho mais bem remunerado.

4. Como sair das dívidas rápido: Diminua seu custo de vida

O brasileiro que normalmente fica endividado é aquele que tenta manter um padrão de vida que não é correspondente ao quanto ele ganha. Bom, se esse é o seu caso esteja diminuindo o seu custo de vida, isso pode ser realizado através da eliminação dos gastos.

Como o seu objetivo é sair das dívidas rápido terá que cortar atividades de lazer, como ir em restaurantes, shopping entre outras coisas. Faça isso e verá que os gastos que você determinou vão reduzir consideravelmente e talvez até se equiparem ao que você ganha por mês.

5. Foque nas dívidas com maior valor

Recomendamos que você renegocie dívidas elevadas, principalmente aquelas que têm uma alta taxa de juros. Isso significa que se você realizou empréstimos ou financiamentos converse com o banco para renegociar.

Saiba que o valor sobe um pouco, pois na renegociação você pagará em um tempo maior e por consequência o valor das parcelas será reduzido. Uma dica importante para você depois que sair das dívidas é buscar pagar as parcelas antecipadas. Assim, você não tem que pagar os juros e o valor diminui, por consequência encerra essa despesa mais rápido.

6. Como sair das dívidas rápido: Converse com as pessoas da sua casa para colaborar

Você mora com sua família e colabora no pagamento das dívidas, converse com eles para entenderem o seu momento e ajude a sair das dívidas rápido. Isso é válido principalmente para aqueles que possuem uma família consolidada com dívidas como aluguel e escola dos filhos.

Pequenos auxílios como a economia de energia elétrica já vão fazendo uma grande diferença caso essa seja sua situação. Além disso, uma  ótima oportunidade para explicar um pouco sobre educação financeira familiar e explicar sobre como funciona o dinheiro, isso ajuda seus filhos a não ficarem endividados no futuro.

7. Como sair das dívidas rápido: Não crie novas contas

Por fim, não crie despesas. Aplicando tudo o que mencionamos até aqui verá que as suas contas irão diminuir rapidamente, mas deve-se ficar atento para não criar gastos. Não é porque está sobrando um pouco de dinheiro que já deve obter novas despesas que vão fazer com que volte a situação do endividamento.

Aliás, recomendamos que aprenda a investir. Deste modo, consegue fazer o dinheiro trabalhar para você. Quanto mais dinheiro sobrar, haverá investimentos com maior frequência.

Conseguiu entender como sair das dívidas rápido? Aplique o passo a passo explicado neste artigo, com isso dentro de poucos meses estará livre dessas contas. O mais importante é que estude muito sobre educação financeira e mantenha o controle do seu orçamento através de aplicativos de gestão ou crie uma planilha no Excel.

Aprender a lidar com dinheiro é algo importante, sem isso em pouco tempo voltará as dívidas altas. Compartilhe esse artigo com as pessoas próximas de você para que elas entendam o processo para se viver das despesas elevadas, o dinheiro é algo que pode te ajudar muito, contudo se você não souber gerenciá-lo ele pode ser a maior de suas preocupações.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.