Finanças Corporativas: Entenda O que é, Importância e Como Fazer

Finanças corporativas

As finanças corporativas são muito importantes para a toda empresa e se a sua ainda não possui está correndo um sério risco.

A relevância das finanças corporativas para uma empresa é muito grande, por auxiliar em diversas áreas e deixa seu negócio protegido em uma eventual crise financeira.

Verá também como realizar a estrutura do financeiro da sua empresa e entenderá tudo que precisa para estruturar a sua empresa da maneira certa, vamos lá!

O que são Finanças Corporativas?

Finanças corporativas
Finanças corporativas (Foto: Reprodução)

O termo “finanças corporativas” diz respeito a todos os custos e ganhos que sua empresa tem.

Do mesmo modo que uma pessoa deve fazer o controle de suas finanças para evitar ficar endividada, o mesmo acontece com uma empresa.

Aliás, as pessoas jurídicas devem ter suas finanças mais controladas do que qualquer outro tipo de gestão, pois o descontrole pode levar a falência, levando a demissão de funcionários e dívidas.

Essa organização pode ser feita de várias formas, mas antes de aprender isso, deve compreender o quão importante é o controle financeiro do seu negócio.

Qual a importância das finanças corporativas?

Existem 04 pontos que tornam as finanças corporativas indispensáveis para todas as pessoas que desejam ter lucro com seu empreendimento, vejamos quais são estes.

1. Tem mais clareza sobre a situação atual da empresa

A maioria das empresas não sabe informações básicas como a margem de lucro ou qual deve ser o valor correto de venda para conseguir obter retorno.

Realizar o controle vai te dar clareza sobre essas informações essenciais para aumentar o lucro do seu empreendimento e crescer de maneira saudável.

2. Auxilia na tomada de decisões

Como empreendedor, uma das coisas que precisa aprender é a tomar decisões, todos os dias tem que realizar escolhas, mas como tomar boas escolhas sem ter todas as informações?

Sendo uma empresa, o maior objetivo é o retorno do investimento, mas se suas finanças corporativas estão bagunçadas é impossível achar o caminho certo a seguir.

Então, quando tomar a decisão de estruturar esse processo, saber o que fazer para crescer, seja expandir a atuação, renegociar com fornecedores, buscar novas oportunidades no mercado, entre outras decisões.

3. Evita crises financeiras

Boa parte das empresas no Brasil não consegue se manter de pé, por não estruturarem seus dados e acabam descobrindo que estão em crises apenas quando já é tarde demais para se recuperar.

Por outro lado, aqueles que organizam as finanças sabem exatamente quando “o barco está afundando” , conseguindo se estruturar para suportar o momento difícil e levar o empreendimento a crescer cada vez mais.

Portanto, ao organizar o controle financeiro do seu empreendimento tem mais segurança, não ficando a mercê dos acontecimentos do mercado, podendo atingir um ponto de estabilidade e estando precavido para todas as situações.

4. Atrai investidores

Seu negócio está em expansão? Então precisa atrair investidores, só que essas pessoas não querem colocar dinheiro em um empreendimento que não é organizado.

Inclusive, uma das coisas que todos eles observam são as finanças corporativas e se não tiver esses dados em dia, acabará perdendo a chance de receber uma aplicação do seu empreendimento.

Agora, quando faz esse controle atrai mais pessoas qualificadas, fazendo seu negócio crescer a cada dia mais.

Como realizar o planejamento das finanças corporativas?

Seguindo esses 05 passos aprenderá a ter total controle do seu empreendimento, vamos lá!

1. Entenda como seu negócio está hoje

Chame o seu contador e se não tiver, contrate um, para ter todas as informações de como seu empreendimento está indo, esse processo é fundamental.

Caso seja um Microempreendedor individual pode fazer esse processo, mas levará um tempo considerável, devendo buscar:

  • Valor gasto com fornecedores;
  • Custos do ambiente;
  • Gastos com colaboradores;
  • Margem de lucro necessária para obter lucro;
  • Preço de venda atual dos produtos.

Se sua empresa tem outros custos e dados que devem ser analisados os reúna também. Efetuando isso, poderá ter clareza total sobre a situação em que sua empresa está hoje. Recomendamos que realize cursos para não errar no cálculo, acesse o site da FGV e conheça a formação gratuita em finanças corporativas (https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/financas-corporativas-2?oferta

2. Confira todos os cenários e se prepare

Agora que tem uma visão geral de como o negócio está indo pode se preparar para os piores e melhores cenários.

Este preparativo e fundamental para evitar crises financeiras. Lembre-se, o pior cenário deve ser considerado ao analisar o que pode acontecer.

3. Crie metas claras

Agora chegou o momento de criar as metas que vão levar seu negócio ao próximo nível.

Estes objetivos precisam ser atingidos, mesmo que deseje levar seu negócio a um alto patamar é fundamental determinar os próximos passos com base no agora, buscando atingir a visão do negócio no longo prazo.

4. Defina o orçamento

Logo depois da criação das métricas deve chamar sua equipe e delimitar o orçamento que cada setor precisa para atingir os objetivos.

Essa é outra parte crítica e fundamental, deve ser realista e se necessário fazer pesquisas tanto na internet, quanto na concorrência.

5. Coloque o plano em prática

Seu plano foi elaborado, agora é o momento de tirá-lo do papel, pois apenas ter suas metas não tornarão aquilo realidade.

Sendo assim, coloque a mão na massa e com seus demais colabores busque o crescimento do seu negócio.

Há desvantagens em organizar as finanças corporativas?

Com toda certeza não! Estruturar os processos apenas trará benefícios ao seu empreendimento, podendo até mesmo te livrar da falência.

Se manter o controle das finanças por anos, ocorrerá uma mudança drástica na forma como seu empreendimento atua no mercado e em pouco tempo notará o crescimento do empreendimento.

Conclusão sobre as finanças corporativas

As finanças de uma empresa devem ser gerenciadas com exatidão, quem não tem os dados financeiros da pessoa jurídica em dia, corre sério risco de sumir do mercado em poucos anos.

Demonstramos aqui, o quão relevante são as finanças corporativas para uma empresa, sem dúvida a principal vantagem é a clareza do momento atual e a atratividade para novos investidores.

Além disso, viu os 05 passos que todo empreendedor deve seguir, caso queira aprender a organizar as finanças corporativas, seguindo eles em poucos dias terá as informações do seu negócio.

Se está começando agora a empreender, saraiva que existem diferentes tipos de empreendedorismo individual e entender cada um deles te ajudará muito no seu negócio.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.