Em primeiro lugar, o golpe do CPF falso acontece com muita frequência nos dias de hoje por conta da evolução da era tecnológica onde todas as informações pessoais ficam expostas, muitas vezes, em sites não confiáveis e sem segurança.
Além disso, quando se conhece mais sobre golpe do CPF falso e como ele os golpistas agem, fica ainda mais simples se proteger dessas ações sem se prejudicar no futuro por confiar em sites sem segurança.
Portanto, ainda nesse artigo, veja as 6 principais dicas para não cair em golpe do CPF falso online da melhor maneira possível, simples e bem pratica para facilitar ainda mais sua vida. Confira!
O que é o golpe do CPF falso?
O golpe do CPF falso acontece de uma maneira bem simples e muitas vezes ninguém percebe. Pois, a pessoa pega os seus dados, entre eles o principal é o CPF, a partir disso ela faz muitos pedidos de empréstimos e compras em seu nome.
Logo, caso não tome cuidado, fica com o nome sujo, sem ter feito nada para que se encontre nessa situação. Mas, tomando todos os cuidados que serão mostrados nas dicas para não cair no golpe do CPF falso, estará protegido e diminuirá muito a chance de que isto aconteça com você, como por exemplo:
1. Ao sair deixe seus documentos protegidos
Primeiramente, os golpistas roubam os seus documentos quando está desatento. Principalmente, em ônibus e locais movimentados, porque, são nessas situações em que você mais fica desprotegido.
Dessa forma, procure deixar o documento no bolso da frente, de preferência com outras coisas importantes, como celular, e chave do carro.
Sendo assim, evitará esquecer que está com os documentos em algum lugar. Já que o celular e a chave do carro são coisas muito importantes e ao deixar o documento com elas diminui muito a probabilidade de se descuidar.
2. Evite cadastro em sites suspeitos para não cair no golpe do CPF falso
Contudo, outra forma muito usada pelos golpistas para pegar os seus dados é por sites onde para fazer o cadastro com seu CPF. Mantenha-se em alerta quando isso acontecer. Todos os sites que são corretos, somente solicitam o seu nome e e-mail.
Pedir dados bem particulares como o número do seu CPF é um grande indício de que aquele site é provavelmente usado para pegar esse dado e aplicar o golpe do CPF falso.
Ou seja, quando entrar em um site e pedirem seu CPF sem que esteja preenchendo os dados para finalizar uma compra, saia do site!
3. Fatura do seu cartão
O golpe do CPF falso é muito comum, mas o que os golpistas fazem após pegar seu documento? A principal coisa que eles buscam é fazer compras no seu nome. Logo, esteja sempre atento às faturas dos seus cartões de crédito.
Deixe as notificações do app do seu banco ativadas. Isso é interessante porque toda vez que tiver alguma compra com ele, o app avisará te deixando ciente do que está acontecendo sempre.
4. E-mails e SMS que falam de sorteios – Golpe do CPF Falso
No entanto, sem dúvida, em algum momento já recebeu um e-mail ou SMS dizendo que você foi contemplado em algum sorteio que não fazia ideia de que existia. Então, isso é uma prática comum dos golpistas na hora de aplicar o golpe do CPF falso, que fazem com que principalmente pessoas idosas caiam na fraude.
Quando chegar um SMS como esse no celular, bloqueie o número e apague a mensagem, por segurança. Mas já quando isso aparecer na sua caixa de e-mail, denuncie como spam. Assim, o Google não deixará mais que qualquer e-mail que contenha na mensagem algo parecido com isso, chegue até você.
5. Evite sites sem segurança
Entretanto, é bom também que você não acesse sites que não tenha segurança. Primeiramente, todos os sites confiáveis, sempre terão um cadeado ao lado do link do site. Este símbolo significa que ele tem uma segurança maior, dando uma proteção a mais para você usá-lo.
Outra forma de verificar se o site é seguro é através do link. Aqueles que não são seguros, aparecerá “http”, enquanto os seguros contém “https”.
Aliás, caso entre em um site e faça essas duas práticas e notar que o site não é seguro, evite navegar por ele.
6. Cuidado com Ofertas de Empréstimos
Assim como as mensagens de sorteio são muito comuns, outra prática rotineira dos golpistas é oferecer empréstimos através de mensagens.
Além das mensagens, muitas vezes eles acabam até mesmo ligando para oferecer o dinheiro para você quando na verdade é apenas pegar seus documentos e aproveitar deles para o golpe do CPF falso.
O que fazer depois de cair no golpe do CPF falso?
Em contrapartida, caso tenha caído no golpe, entre em contato com a polícia o mais rápido possível e informe a situação para que eles investiguem e identifiquem o culpado após um boletim de ocorrência.
Além disso, caso os empréstimos feitos em seu nome, entre em contato com o banco onde foi realizada a solicitação e informe o ocorrido. Caso eles ainda continuem cobrando você, recorra à justiça para que se livre deste problema.
Ademais, por intermédio de sites como o Serasa é possível verificar a situação do seu nome, algo fundamental em caso de seu CPF estar irregular por conta do ocorrido.
Em síntese, fazendo isso, estará protegido contra golpes de pessoas mal intencionadas e conseguirá resolver esse problema.
Conclusão
Por fim, o número de golpes do CPF falso tem crescido muito nos últimos anos, principalmente por conta de furto e sites sem segurança no meio online. Inclusive, o furto de cartão bolsa família também tem aumentado muito depois da pandemia. Analise cada uma das dicas que mencionamos e aproveite!