Investimentos Na Bolsa De Valores: Como Começar e Melhores Alternativas

Investimentos na Bolsa de Valores

Está em dúvida sobre os investimentos na bolsa de valores e não sabe por onde começar? Esse mercado é mais simples do que aparenta e consegue investir rapidamente nesse tipo de aplicação financeira.

A bolsa de valores é o lugar onde todas as empresas de sociedade anônima estão, elas disponibilizam suas ações para que qualquer pessoa interessada em ser um acionista da mesma adquira. No entanto, as ações não são o único investimento na bolsa de valores.

Está no lugar certo para entender todos os investimentos na bolsa de valores e começar a construir seu futuro! Explicaremos de maneira detalhada tudo que pode fazer para que seu dinheiro trabalhe por você através dos investimentos.

O que é a bolsa de valores?

Investimentos na Bolsa de Valores
Investimentos na Bolsa de Valores (Foto: Reprodução)

A bolsa de valores é como um mercado, onde os investidores decidem o que vão adquirir e aquilo que não querem. Ademais, é preciso analisar todas as alternativas, para conseguir decidir se aquela aplicação realmente é a ideal. Há um leque muito grande de opções para escolher como ações, fundos de investimento, commodities entre outros.

A bolsa de valores brasileira é onde realizará todos os investimentos, essa surgiu em 1843 e desde então, muitas pessoas enriquecem através dos produtos disponibilizados na B3.

Bolsa de valores é renda fixa ou variável?

Boa parte dos investimentos dessa alternativa são de renda variável, mas, também existem alguns de renda fixa. Vamos entender todos eles!

1. Ações, são um bom investimento?

As ações são investimentos extremamente conhecidos por todas as pessoas. Funciona da seguinte maneira, uma empresa decide disponibilizar ações para os investidores, esse dinheiro é utilizado pela empresa para sua expansão, ou seja, para o crescimento da empresa.

Logo, como você está investindo em uma instituição financeira, os riscos que acaba correndo são maiores do que quem opta pela renda fixa, más a probabilidade de lucro é consideravelmente maior também.

Na B3 (bolsa de valores brasileira) existem mais de 400 empresas listadas das mais diversas áreas que movimentam a economia nacional. Isso permite que você diversifique muito seus investimentos, diminuindo a taxa de risco da aplicação em renda variável.

2. Debêntures e ações, qual a diferença?

Muita gente acaba confundindo as ações e as debêntures, pois na teoria são investimentos similares, mas, existem grandes diferenças. Como já explicamos as ações anteriormente, nos atentaremos às debêntures.

Assim como as ações, esse investimento na bolsa de valores também é basicamente o investimento em uma empresa, mas a diferença é que esse pertence à renda fixa.

De certo modo, é quando uma empresa quer aumentar seus recursos, sendo está de capital aberto ou fechado. Ademais a principal diferença é que quando você se torna um acionista de uma instituição financeira de certo modo vira sócio dela. Já nesse investimento você é basicamente um credor (isso significa que a empresa está devendo para você o retorno dos investimentos).

Outra vantagem é que você estará protegido pelo FGC. Isso significa que caso a empresa venha a falir você poderá ter o seu dinheiro de volta corrigido com o rendimento que aplicação deveria ter obtido, desde que o valor não ultrapasse os R$200 mil reais.

3. Fundos de investimento

Os fundos de investimentos são um pouco diferentes das ações. Existem diversos tipos de fundo:

  • Fundo de Tijolo: esse é quando você investe em imóveis, sejam eles casas ou até mesmo shoppings, em suma, são bens imobiliários.
  • Fundos de papel: por outro lado, os fundos de papel são basicamente títulos que também estão ligados ao mercado imobiliário, a principal diferença é que aqui você não está investindo no imóvel em si.
  • Fundo híbridos: esse é uma mistura de todas as aplicações, isso significa que possa haver títulos, que estão ligados ao mercado imobiliário como também imóveis de maneira direta entre outras aplicações como ações, criptomoedas e qualquer outro investimento disponibilizado na bolsa de valores.

A grande vantagem dos fundos de investimento está atrelado aos dividendos (pagamentos, que são feitos aos investidores, conforme o lucro obtido no fundo).

4. Exchange Traded Funds

Os ETFs são investimentos em um fundo que acompanha um índice específico determinado porém. Hoje existem muitos desses do mercado, entre eles o mais conhecido é o Ibovespa.

5. Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio

Os CRIs e CRAs são investimentos na bolsa de valores, mas, os quais são da renda fixa. Por intermédio deles, está investindo principalmente no setor agropecuário do país.

Os investimentos de renda fixa, sempre buscam o longo prazo, deve fazer a aplicação e deixar o dinheiro render por no mínimo 2 anos, isso é bom, principalmente para quer visa pagar uma porcentagem menor no imposto de renda.

Quanto dinheiro precisa para investir na bolsa de valores?

Um grande mito que existe é que você precisa ter uma quantidade grande de dinheiro para investir na bolsa de valores, mas, na realidade precisa de menos dinheiro do que paga em uma pizza para investir. Para facilitar o entendimento usaremos a ação do Banco Bradesco (BBDC4) como exemplo.

Hoje para adquirir uma ação dessa empresa terá que desembolsar em média R$14,00 e já começará a receber dividendos. Lembre-se que quanto mais dinheiro tem investido, mais dividendos receberá.

Dessa forma, consegue compreender como é simples o investimento na bolsa de valores? O único cuidado que deve ter é no momento da escolha das empresas, esse é o principal fator que determina se vai obter lucro ou perderá dinheiro com a aplicação.

Além disso, é importante manter a calma, pois, as ações oscilam bastante de preço no decorrer dos dias. Desde que, invista em uma instituição com um plano de ação, ela trará um ótimo resultado para você.

Conclusão

Quando se fala em investimento na bolsa de valores, as aplicações mencionadas são as mais utilizadas pelos investidores de sucesso. Para começar a investir precisará ter conta em uma corretora como a Toro Investimentos e poderá comprar algum ativo vendido na B3. Ademais, visamos demonstrar as melhores alternativas para conseguir construir uma reserva de emergência e veja seu dinheiro trabalhar para você.

Rolar para cima

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.