Quero entender como fazer o cadastro jovem aprendiz? Bom, esse é um programa governamental que ajuda adolescentes e pessoas que ainda não conseguiram uma oportunidade de trabalho a serem inseridos no mercado através desta iniciativa do governo.
Além disso, o cadastro jovem aprendiz é feito a partir do momento em que você identifica uma oportunidade de emprego como jovem aprendiz. Mostraremos aquilo que deve fazer para conseguir se candidatar.
Todas as vantagens e o passo a passo para o cadastro jovem aprendiz será demonstrado. Aqueles que realmente querem começar a trabalhar como menores aprendizes, estão no lugar certo. Continue lendo e entenderá tudo sobre o assunto.
1. Entenda os requisitos do programa
O primeiro passo para conseguir fazer o cadastro jovem aprendiz é verificar se possui todos os requisitos que o programa determina.
- É requisito obrigatório que tenha de 14 á 24 anos
- Precisa estar no ensino fundamental ou médio em escola pública;
- Ter bom desempenho na escola;
- Manter boa frequência nas aulas.
Bom, agora que atende esses requisitos, continue lendo para entender como fazer o cadastro jovem aprendiz.
2. Encontre empresas que façam a contratação de jovens aprendizes
As vagas são disponibilizadas por de meios online, por exemplo, LinkedIn. Contudo, busque falar com as empresas ao seu redor, com certeza encontrará alguma que precisa de um funcionário, então poderá trabalhar como jovem aprendiz e ter acesso a todas as vantagens do programa.
Sobretudo, uma dica extra, é estar falando com empresas grandes, em especial. Com certeza, você deve considerar uma oportunidade sendo jovem aprendiz Melissa ou qualquer outra empresa grande da sua região.
3. Tenha um currículo bem elaborado
Sobretudo, o currículo nada mais é do que uma carta de apresentação. Através dela a empresa já consegue ter uma noção das habilidades que possui. Dessa forma, é possível fazer uma boa análise para definir se você se encaixa nas exigências da empresa. E necessário que aprenda a montar um bom currículo.
Além disso, será fundamental visando chamar atenção dos recrutadores. Aliás, estude as empresas, com isso, a sua carta de apresentação estará enquadrada com a instituição e as suas chances de conseguir fazer parte do programa jovem aprendiz aumentam consideravelmente.
4. Aguarde a empresa entrar em contato com você
Após isso, somente precisa aguardar a empresa entrar em contato, para isso, deixe no seu currículo o e-mail e telefone. O tempo máximo para que eles entrem em contato são 7 dias, caso não liguem ou envie um e-mail nesse período, volte aos passos anteriores até que seja chamado.
5. Estude sobre processos seletivos
Se você for chamado, saiba que provavelmente passará por um processo seletivo, principalmente se o trabalho for uma empresa grande. Normalmente, como se trata do cadastro no jovem aprendiz, será somente pedido que passe por uma entrevista de emprego. Então, estude as perguntas mais frequentes e se preocupe com as roupas que estiver usando no dia, elas devem corresponder com o padrão da instituição.
6. Forneça os documentos para o contrato
Sobretudo, a empresa precisa que você forneça alguns documentos como histórico escolar, CPF, RG e certidão de nascimento. Eles estarão no contrato que será elaborado. Todas as informações como tempo de contrato e jornada de trabalho também serão estabelecidos. Como você ainda não possui a maioridade, seus pais ou quem é responsável por você terá que assinar o documento, comprovando que realmente está de acordo e quer trabalhar na empresa.
Quanto um jovem aprendiz ganha?
Bom, o salário do jovem aprendiz tem como base o salário mínimo. No entanto, dependendo da escolaridade e de quantos anos possui, a porcentagem aumenta ou diminui, isto é o determinado pela legislação. No entanto, é comum que eles paguem um salário mínimo independente de quantos anos o estudante tem.
Quais cargos o jovem aprendiz pode ocupar?
Bom, o jovem aprendiz jamais pode exercer uma atividade que envolva força física. Logo, os cargos do jovem aprendiz podem ser diversos como auxiliar administrativo ou no atendimento ao público, por exemplo.
Vantagens em ser jovem aprendiz
Agora que já entendeu tudo o que precisa fazer para se cadastrar como jovem aprendiz. Para ter certeza que realmente é isso que deseja, mostraremos algumas vantagens.
- Experiência no mercado: ter experiência profissional é uma das coisas mais valiosas para o mercado de trabalho no Brasil. Tendo esse com antecedência, terá um certo destaque quando comparado a outras pessoas da sua idade que ainda não trabalharam.
- Curso profissionalizante: as empresas sempre fornecem um curso profissionalizante conforme o trabalho executado. A duração desse curso costuma ser de 6 horas normalmente e é comum que o estudante trabalhe de segunda a quinta. Enquanto na sexta realizam o curso.
- Aprende a utilizar o dinheiro: normalmente os estudantes apenas começam a entender o cartão de crédito e gestão financeira após concluírem o ensino médio. No entanto, como receberá um salário antes disso, poderá entender a educação financeira, na prática desde cedo.
- Chance de ser efetivado: pode ser efetivado após o contrato ser concluído. Com isso, dependendo da empresa poderá seguiram pena de carreira, por conta disso recomendamos instituições bancárias como no Nubank, Itaú, ou ainda escritórios renomados.
Precisa saber que tem que conciliar o estudo e o trabalho, pois o seu desempenho escolar será muito importante para a empresa continuar o seu contrato. Um dos possíveis motivos para que ele seja finalizado antes do tempo é por causa da baixa frequência nas aulas ou ainda por conta das suas notas terem caído.
Conclusão
Em primeiro lugar, o trabalho como jovem aprendiz é uma excelente oportunidade, mas precisa considerar todas as variáveis, pois a conciliação entre os estudos e trabalho pode ser algo complicado. Ainda assim, é algo que vale a pena ser feito. Seguindo o passo a passo que mencionamos não terá nenhuma dificuldade para se cadastrar como jovem aprendiz.
No momento, se preocupe na elaboração do currículo e também na busca das vagas. Recomendamos que crie uma conta no LinkedIn e faça a pesquisa através de lá. Além da busca presencial pelas oportunidades. Compartilhe esse artigo com outras pessoas que ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho e precisam de uma oportunidade.