O que é Profissional Liberal e Autônomo? Confira as Diferenças!

O que é Profissional Liberal e Autônomo

Há uma grande confusão quando o assunto é profissional liberal e autônomo, ambos têm similaridades, mas, existem grandes diferenças entre os dois que acabam por demonstrar o que é profissional liberal e autônomo.

O profissional liberal é uma pessoa com uma formação específica e desenvolve aquilo como sua profissão, o que acaba sendo muito diferente do autônomo com uma atuação distinta.

Então, quer entender as diferenças? Todas as distinções sobre o que é profissional liberal e autônomo vão ser demonstrados aqui, descubra em qual das formas de profissionais seu trabalho atual se enquadra.

Continue sua leitura!

O que é profissional liberal?

O que é Profissional Liberal e Autônomo
O que é Profissional Liberal e Autônomo (Foto: Reprodução), Fonte: Freepik

Em primeiro lugar, o profissional liberal é uma profissão onde a pessoa precisa estar formada em um curso que, costuma ser uma graduação ao nível superior.

Dessa forma, existem muitos trabalhadores que se enquadram aqui, por exemplo:

  • Médico;
  • Advogado;
  • Engenheiro;
  • Arquiteto;
  • Contador;
  • Programador;
  • Psicólogo.

Ademais, outra vantagem em ser um profissional liberal é que você tenha regulamentação realizada pela Constituição Federal. Então o trabalhador consegue ter uma segurança maior devido a CLT.

Além disso, normalmente os profissionais que atuam dessa forma acabam por ter um próprio órgão que organizam as regras da atuação na profissão, como o CREA e a OAB.

Como se qualificar para trabalhar nessa modalidade?

Para isso, é preciso buscar uma faculdade para conseguir estudar e atender as exigências das vagas do mercado. Para isso o ideal é que busque fazer vestibulares como o Enem, caso deseje estudar em uma instituição pública, mas, se preferir pode escolher as faculdades particulares e aproveitar as bolsas de estudo. Consegue encontrar muitas oportunidades de desconto em universidades através do Quero Bolsa, site especializado em ajudar estudantes a economizar.

Quais as vantagens em ser profissional liberal?

Em primeiro lugar, quem atua como profissional liberal acaba tendo um salário mais elevado, tendo em vista as exigências para assumir a vaga. Além disso, tem todos os benefícios da CLT e consegue ter uma certa estabilidade.

Sobretudo, dependendo do acordo com a instituição, a pessoa pode ganhar mais dependendo de sua produtividade. Algo extremamente comum que gera mais liberdade ao trabalhador.

Existem desvantagens em ser profissional liberal?

Assim como o autônomo que será mencionado mais a frente tem algumas pequenas desvantagens, o profissional liberal terá que enfrentar algumas também.

Primordialmente, a pessoa tem pouca flexibilidade de horários, devido à exigência de estar na empresa cumprindo seu horário. Além disso, existe a necessidade da regulamentação da instituição reguladora que estimula um valor anual que deve ser pago para que a pessoa possa atuar na profissão.

Dessa forma, aqueles que priorizam uma liberdade de locomoção, certamente não se darão bem como profissionais liberais.

Funcionário público é considerado profissional liberal?

Na atualidade, existem muitos concursos de nível médio que acabam por disponibilizar um salário excelente. Ainda que a exigência seja de nível médio, essa também é considerada uma graduação de certa forma.

Além disso, existe uma grande quantidade de conhecimentos que a pessoa deve ter para conseguir ser aprovado. Deste modo, é certo dizer que o funcionário público também se enquadra como profissional liberal, inclusive, abrange as vantagens e desvantagens mencionadas anteriormente.

O que é profissional autônomo?

Diferente do profissional liberal, o autônomo é alguém que não precisa ter uma formação para atuar na área. São exemplos de profissionais autônomos, pintores, vendedores, designer, gestor de anúncios.

Ademais, toda pessoa que empreende começa como autônomo tendo em vista não haver uma regulamentação específica sobre a área e também não há o vínculo empregatício, ou seja, a pessoa não está protegida pela CLT.

Vantagens do autônomo

Bom, o autônomo possui uma liberdade geográfica extremamente grande, ele pode trabalhar de onde quiser, pois, trabalha por conta própria e, não tem a obrigação de cumprir horário.

Além disso, ele tem uma grande liberdade para negociação do quanto ganha, pois, tem contato direto com os clientes e pode cobrar aquilo que considera justo pelo seu serviço.

Desvantagens em ser profissional autônomo

Primordialmente, trabalhar como autônomo gera uma falta de estabilidade financeira muito grande, pois, ele é o responsável pelo quanto ganha. O que acaba sendo bom tendo em vista o reconhecimento profissional no longo prazo. Ainda assim, no começo é extremamente complicado para o profissional autônomo conseguir se posicionar na sua área.

Ademais, ele não tem direitos trabalhistas como as férias, o que exigirá dele uma organização financeira extremamente detalhista para não se sobrecarregar.

Outro ponto importantíssimo que deve ser mencionado é que normalmente a pessoa terá que ter um CNPJ que inicialmente pode ser através do MEI, mas no futuro terá que ligar para outros como o Simples Nacional, por exemplo.

Profissional autônomo ou liberal, qual o melhor?

Primordialmente, não há uma escolha certa a se fazer, tudo depende daquilo que você almeja ter como profissão. Caso busque ser um empresário em uma área que não exige uma qualificação, somente ficaria insatisfeito sendo profissional liberal.

No entanto, o contrário também é certo, quem busca conquistar um bom salário e ter uma certa estabilidade, estará feliz como profissional liberal, pois, essas exigências são atendidas pelas profissões desse tipo.

Logo, tudo depende daquilo que você busca, procure identificar algo que se identifica e se vê realizado fazendo. Com isso, consegue destaque na sua área e sem dúvida atingirá o sucesso profissional.

Conclusão

Inicialmente, a principal distinção entre profissional liberal e autônomo está na qualificação. Enquanto o primeiro deve fazer um curso de nível técnico ou superior para conseguir um emprego na área, o outro não precisa de nenhuma qualificação.

Outra grande distinção entre os 2 está na atuação, enquanto o liberal trabalha no regime CLT, o autônomo atua por conta própria, conseguindo ter liberdade para efetuar seu horário, mas, também não possui salário fixo.

Cada pessoa deve buscar ser o profissional que melhor se identifica, analisando seus objetivos de vida e o que está disposto a fazer. Assim, consegue identificar um caminho para seguir.

Abaixo verá outros artigos que também podem te ajudar a entender melhor qual é a diferença entre profissional liberal e autônomo.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.