O que é Profissional Liberal e Autônomo? Existe Diferença? Entenda!

O que é Profissional Liberal e Autônomo?

Ainda hoje muita gente acha que o profissional liberal e autônomo são a mesma coisa, mais, existem grandes diferenças na atuação deles, não sabe como distinguir eles? Está no lugar certo, onde verá o que é profissional liberal e autônomo.

Além de não saber as diferenças, a maioria das pessoas não sabe como funciona a regularização e quais são as taxas tributárias e impostos que devem ser pagos sendo profissional liberal e autônomo.

Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido e fará você aprender a distinguir o que é profissional liberal e autônomo. Leia o artigo e vai ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

O que é profissional liberal?

O que é Profissional Liberal e Autônomo?
O que é Profissional Liberal e Autônomo? (Foto: Reprodução)

O profissional liberal é a pessoa que exerce uma profissão que exija o nível superior ou técnico. A maioria dos profissionais liberais tem regularização tendo organizações e conselhos que os representem e também sendo os responsáveis pela regularização do profissional liberal. Por exemplo, CRM, CREA, OAB, ambos representam todos os profissionais.

Bons exemplos de profissionais liberais são arquitetos, corretores, advogados, engenheiros, médicos, professores, psicólogos, dentistas e diversas outras profissões do mercado.

Ademais o profissional liberal pode também trabalhar no regime CLT, caso desejar, então ele pode trabalhar por conta própria ou ser contratado por uma empresa como colaborador.

É muito comum a confusão entre o profissional liberal e autônomo, por conta disso é importante se atentar, pois é diferente a atuação e também os custos para exercerem suas profissões.

Profissional liberal e o autônomo: diferenças

Em primeiro lugar, o profissional liberal obrigatoriamente deve ter uma qualificação para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Já o autônomo não precisa de nenhum conhecimento técnico para procurar uma oportunidade.

A segunda diferença é que o profissional liberal não necessariamente precisa atuar na prestação de serviço, também pode trabalhar com vínculo empregatício. Enquanto isso, o autônomo somente trabalha oferecendo o seu serviço. Normalmente para que o autônomo comece a oferecer seu trabalho, é obrigatório um contato. São muitas as profissões exercidas por autônomos tanto através do esforço físico como o trabalho feito por pintores, diarista, taxista, pedreiros, como também formas de ganhar dinheiro pela internet, como o social média, gestor de tráfego pago, design gráfico.

A princípio, essas são as maiores diferenças entre o profissional liberal e o autônomo. Contudo existem outros fatores importantíssimos que acabam por diferenciar as 2 profissões, principalmente atrelado à carga tributária, continue lendo o artigo e entenderá.

O que é profissional liberal e autônomo: Diferença nos Impostos pagos

Profissional liberal normalmente é alguém que paga uma taxa tributária maior que o autônomo. Isso é extremamente comum por conta da profissão ter uma regularização mais completa.

Existem alguns impostos comuns, pagos pelo profissional liberal, sendo eles imposto de renda, INSS, PIS e ISS. Também é muito comum que o profissional tem que pagar uma taxa anual para poder continuar exercendo sua função, isso é muito comum na área do direito e também nas profissões da saúde.

Além disso, o profissional liberal acaba tendo diversas outras questões para gerenciar seu negócio. Por conta disso, é muito comum que ele não trabalha sozinho e acabe criando uma empresa onde terá diversos funcionários e cada um ficará responsável por uma função.

Enquanto isso, o autônomo é a pessoa que normalmente paga apenas o MEI que atualmente está em R67,00. Todavia, o autônomo a partir do momento que começa a ter um lucro maior do que o determinado pelo MEI deve obrigatoriamente ligar de categoria para não sofrer com altas porcentagens no imposto de renda.

De certa forma, todo empresário começou como autônomo ou profissional liberal. Conforme as responsabilidades vão aumentando vai surgindo a necessidade de contratar funcionários. A partir daí empresas vão sendo criadas e movimentando a economia do país.

Tanto profissional autônomo quanto o qualificado também tem vantagens e que você deve considerar para compreender exatamente o que é profissional liberal e autônomo.

Vantagens do Profissional Liberal

A primeira coisa que o profissional liberal tem de vantagem é que ele pode atuar em uma profissão que tem uma regularização maior, dando a ele mais segurança jurídica. Além disso, caso ele escolha também pode trabalhar como colaborador em uma empresa. Assim obter um salário que normalmente possui um valor alto, tendo em vista que o profissional deve ser qualificado.

Ademais, ele consegue ter seus direitos trabalhistas garantidos no regime CLT e dependendo do que foi acordado com o líder da instituição, pode ganhar mais de acordo com sua produtividade.

Vantagens de ser autônomo

O autônomo tem uma grande flexibilidade no horário e não em vista que ele é o responsável por determinar qual o momento é o ideal para conseguir desempenhar no serviço.

Outro ponto importante é que o autônomo ele tenho uma Liberdade a negociação de preços que normalmente o prestador de serviço não possui devido à existência de uma tabela de valores.

Além disso, o profissional autônomo é quem determina seu salário, dependendo de quantos serviços consegue durante o mês.

Por fim, o profissional liberal também tem uma liberdade de horário, mas, acaba sendo limitado, por conta do horário comercial, onde a empresa que trabalha precisa que ele esteja lá.

Qual é melhor?

Não existe uma resposta para essa pergunta, tudo depende das oportunidades que teve para se qualificar e também da área que domina. É certo que ambos podem ser muito bem sucedidos, desde que consigam se destacar em suas profissões.

Ademais, todas as principais diferenças e o que é profissional liberal e autônomo foi demonstrado a você. A grande diferença entre eles é que o primeiro deve ter uma qualificação maior, normalmente sendo um curso superior.

Enquanto o autônomo não precisa ter um curso de qualificação, como o pintor, pedreiro. Por fim, a questão tributária para ambos também é diferente, o autônomo costuma pagar um valor mais baixo, pois este normalmente paga só o MEI.

Para conseguir ter sucesso indepente de sua escolha, precisa considerar diversos aspectos, entre eles está a nescessidade de aprender a negociar. Assim, consegue maior lucratividade pelo seu trabalho.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.