O que é Tesouro Direto, Como Funciona e como Investir?

O que é Tesouro Direto

Visa entender o que é Tesouro Direto e por que este hoje é um dos investimentos mais buscados pelos brasileiros? Esse é um tipo de aplicação financeira que no momento é muito rentável.

Todos os seus questionamentos sobre o programa Tesouro Nacional do Brasil, vão ser esclarecidos e compreenderá o que é Tesouro Direto e se realmente compensa investir nesse ativo de renda fixa.

Hoje a renda fixa é uma das melhores alternativas, principalmente para quem está começando a investir e precisa compreender o que é Tesouro Direto, para saber se é rentável ou não.

Continue sua leitura para tirar essa e outras dúvidas!

O que é Tesouro Direto?

O que é Tesouro Direto
O que é Tesouro Direto (Foto: Reprodução)

Bom, o Tesouro Direto é uma iniciativa do governo federal onde é realizada a venda de títulos públicos para qualquer pessoa. Ademais, esse título é um ativo do tipo renda fixa, esses são excelentes principalmente para a construção de uma reserva de emergência, pois você já sabe quanto aproximadamente receberá.

Sobretudo, o Tesouro Direto possui diversos tipos, vamos entendê-los.

Tipos de Tesouro Direto

Confira as 3 principais separações do tesouro direito:

1. Tesouro Selic

Tesouro Selic na atualidade é um dos melhores investimentos tanto para quem almeja lucro e também para quem busca segurança. Se trata de um ativo pós-fixado que possui um rendimento baseado na taxa Selic que hoje está em mais de 12% um lucro excelente.

Normalmente essa taxa se mantém instável no decorrer dos anos, permitindo uma previsibilidade que é muito relevante para você investidor.

2. Tesouro IPCA

O primeiro deles é o Tesouro IPCA, essa é uma aplica tensão financeira pós-fixado, o que isso quer dizer? Basicamente existem investimentos pós-fixados e prefixados.

Os prefixados são aqueles onde você consegue determinar exatamente qual será o seu lucro após o tempo daquela aplicação se encerrar. Esses normalmente não tem uma rentabilidade ótima, pois a segurança disponibilizada é muito grande.

Enquanto isso, os pós-fixados funcionam da seguinte maneira; você compra um título hoje e recebe no futuro conforme a porcentagem de retorno que ele estiver naquele momento.

Desse modo, estará correndo maiores riscos devido à oscilação que pode ocorrer, março caso o lucro aumente será extremamente vantajoso para você possuir esse ativo de renda fixa.

IPCA com juros semestrais

Existe uma grande diferença entre o IPCA com juros semestrais do anterior mencionado, pois esse paga ao investidor a cada 6 meses. Enquanto o outro somente efetuará o pagamento na data do vencimento do título. Acaba sendo uma ótima alternativa, para não ocorrer a diminuição no poder de compra no longo prazo.

3. Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado tem uma rentabilidade menor, mas consegue dar uma estabilidade ao investidor que nenhum outro ativo do Tesouro Direto consegue oferecer.

Com relação pagamento, ele será realizado somente na data final, onde será devolvido tudo aquilo que você investiu e a rentabilidade também. Lembrando que, o imposto de renda será cada vez menor caso mantenha o investimento por um longo período.

Prefixado com juros semestrais

Sobretudo, a diferença desse ativo para o outro mencionado é que você recebe o rendimento de juros de maneira semestral, o que pode facilitar o reinvestimento. Então se, este seu objetivo, o ideal é que opte pelo Tesouro Direto Prefixado com juros semestrais.

Vantagens do Tesouro Direto

Primordialmente, o custo para que você invista no Tesouro Direto é baixo, permitindo o investimento com certa tranquilidade, sem ter que dispor de muito dinheiro. Lembrando que, quanto maior o investimento, mais se consegue receber de juros no futuro.

Ademais, outro fator importante é a possível previsibilidade dos rendimentos, por conta que esse ativo de renda fixa tem uma oblação muito pequena, o que é ótimo para quem busca segurança.

É segura colocar dinheiro no Tesouro Direto?

É certo dizer que o Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do Brasil, pois você estará emprestando dinheiro para o governo federal que pagará os dividendos corretamente, é a chance de não receber é extremamente baixa, isso só aconteceria caso o Estado quebrasse, algo quase impossível de acontecer.

Dessa forma, a maioria das pessoas costuma optar pelo Tesouro Direto quando estão buscando a construção da reserva de emergência, algo essencial para todo investidor.

Como começar a investir em Tesouro Direto?

Bom a primeira coisa que deve fazer é ter uma conta em uma corretora ou banco, pois estes são os responsáveis por fazer o intermédio entre você e os ativos disponíveis. Hoje existem diversas instituições como o Nubank, outra corretora de investimentos como a Rico, escolha uma que se sentir confortável para usar.

Então basta escolher qual é o ativo que deseja comprar, sendo ele pós-fixado ou prefixado, deve também determinar o tempo que a aplicação será mantida. Após isso é só aguardar o pagamento dos rendimentos.

Vale a pena investir nesse ativo de renda fixa?

Na qualidade a renda fixa está muito rentável e o Tesouro Direto é um dos melhores investimentos disponíveis para aqueles que buscam uma boa rentabilidade, mas, não abrem mão da segurança.

Diferente da bolsa de valores, onde a oscilação do mercado é imprevisível, sendo muito abalada por acontecimentos no território nacional ou até mesmo mundialmente, algo muito diferente do investimento em Tesouro Direto.

Logo, vale a pena investir nesse ativo, principalmente se quer guardar uma quantia para situações urgentes.

Conclusão: O que é o tesouro direito

Inicialmente foi explicado o que é Tesouro Direto nada mais é do que um título que o governo federal disponibiliza para os brasileiros investirem e receberem uma rentabilidade após a data final da aplicação.

Sobretudo existem muitos tipos de Tesouro Direto, mas o mais importante deles é a Selic que possui hoje uma rentabilidade acima de 12% ao ano. Além disso, esse é um dos investimentos mais seguros disponibilizados no Brasil, pois, está emprestando dinheiro ao governo. Basicamente quem busca segurança estará fazendo um excelente negócio ao investir no Tesouro direto, pois, o dinheiro emprestado ao Estado estará seguro.

Compartilhe esse artigo com um amigo que precisa entender o que é e como funciona o Tesouro Direto.

Rolar para cima

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.