Está pensando em investir nesse ativo de renda fixa, mas não sabe se o tesouro direto é um bom investimento? Dúvidas como essa são comuns e verá o esclarecimento sobre isso aqui!
A primeira coisa que precisa saber para compreender se o tesouro direto é um bom investimento é o fato dele ser uma aplicação que busca garantir a segurança do seu dinheiro.
Com isso em mente, entenda se o tesouro direto é um bom investimento ou não vale a pena aplicar nele. Prossiga a sua leitura para não perder nenhum detalhe sobre essa aplicação em renda fixa.
O que é tesouro direto?
Você já sabe que o tesouro direto é um ativo da renda fixa, isso significa que quem investe nele está emprestando seu dinheiro a alguém. Nesse caso, o montante aplicado na Selic é destinado ao Estado. Sobretudo, existem muitos tipos de tesouro direto que também é algo importante para que você compreenda se é um bom investimento realmente.
Como o Governo Federal utiliza o dinheiro?
O governo federal utiliza o investimento feito no tesouro direto é utilizado para suprir alguns gastos públicos e fazer a manutenção das instituições, escolas, postos de saúde, entre outros gastos.
Tesouro direto é um investimento seguro?
Como explicamos anteriormente, o investimento no tesouro direto nada mais é do que um empréstimo de dinheiro para o governo brasileiro. Dessa forma ele é um dos investimentos com maior garantia do mercado, porque, o estado vai quitar suas dívidas nem que seja através da impressão de dinheiro.
Rentabilidade da aplicação
Esse investimento determina a sua rentabilidade a partir da taxa Selic, ela é extremamente importante, mesmo sendo uma pela gestão de juros básica da economia nacional.
Hoje a Selic está em 13,75% logo é um investimento que vale a pena, devido ao rendimento alto na atualidade. A previsão para os próximos meses é que ela se mantenha estável. Ela é definida pelo Copom, que optou por não aumentar a taxa de juros por enquanto.
Logo, se quer um investimento seguro, com uma boa margem de lucro, sem dúvida a melhor escolha é essa aplicação financeira.
Quando pode receber o dinheiro do Tesouro Direto?
Isso depende, existem alguns títulos que pagam a rentabilidade semestralmente. Assim, é possível receber a quantia a cada 6 meses e aplicar o montante novamente.
Todavia, existe a opção da aplicação ser realizada de maneira distinta, onde o investidor só tem direito de receber após o vencimento. Assim sendo, caso investisse hoje na Selic, por dois anos, só receberia a quantia em 2024.
Outro fator extremamente relevante é se a aplicação será prefixada ou pós-fixada. No primeiro caso, a pessoa tem uma segurança extrema, sabendo desde o começo a rentabilidade que obterá com a aplicação. A citada em seguida sofre influência no longo do tempo. Então, tem maiores riscos, podendo observar os juros reduzirem drasticamente ou aumentarem no longo do tempo.
Sobretudo, é possível que você faça o saque a qualquer momento, no entanto a taxa de juros que será cobrada será bem elevada. Além disso, não é recomendado que faça o resgate dinheiro antes de 30 dias, pois nesse período o imposto sobre operações bancárias será cobrado e perderá boa parte do seu rendimento.
Passo a passo para investir
Em primeiro lugar, precisa de uma corretora ou banco que ofereça essa possibilidade, de preferência sem cobrar nenhuma taxa na renda fixa. Existem muitas, por exemplo, Banco Inter, XP investimentos. O importante é que não pague a taxa de corretagem.
Além disso, tenha uma boa quantia para comprar títulos, de preferência algum que seja destinado a reserva de emergência.
Tenha bem definido se quer correr um risco maior ou a segurança máxima, para determinar se busca um tesouro prefixado ou pós-fixado.
Após isso basta efetuar a compra do título e aguardar o período até o vencimento. Independente da instituição financeira que escolheu para fazer o intermédio entre a pessoa física e os títulos negociáveis, poderá acompanhar a rentabilidade da aplicação e saber exatamente quanto está recebendo por deixar o seu dinheiro lá.
Tesouro direto ou poupança?
Hoje é comparação entre o tesouro direto e a poupança é extremamente desigual. A segunda tem um rendimento muito abaixo, ficando em 6,6% ao ano, se mostrando pouca coisa superior à inflação que está em 5,35%. Por outro lado, o primeiro investimento mencionado tem uma rentabilidade de 13,75%, ficando acima do dobro da inflação. Logo, quem deixa o montante na poupança até está ganhando dinheiro, mas, quem investe no outro ganha muito mais.
Afinal o tesouro direto é um bom investimento?
Quando comparado a outros ativos do mercado, incluindo a bolsa de valores, é possível dizer que o tesouro direto é um bom investimento.
Antigamente, era bem mais complexo para conseguir a rentabilidade dessa aplicação, precisando um conhecimento aprofundado do mercado. Todavia, hoje é possível aproveitar essa possibilidade, onde ganha uma boa porcentagem de lucro sobre o investido, com segurança. Então, comece a investir no tesouro Selic e estará construindo uma ótima fonte de renda passiva.
Conclusão
Neste artigo visamos retratar todos os aspectos relacionados ao tesouro direto para definir se vier um bom investimento para quem está começando ou até mesmo tava pessoas experientes em investir.
Conforme os aspectos analisados é possível chegar à conclusão de que sim o tesouro direto é um bom investimento tendo em vista a alta margem de lucro para uma aplicação de renda fixa. Além disso, a segurança disponibilizada é uma das maiores, ficando atrás apenas da poupança, investimento mais conservados do Brasil.
Hoje é muito fácil investir, precisando apenas de um celular ou computador que tenha acesso à internet para abrir conta em uma corretora e rapidamente é possível comprar qualquer ativo da renda fixa ou da bolsa de valores que desejar.
Aproveite o tesouro direto e construa uma reserva de emergência para estar mais precavido em momentos de dificuldade. Não se esqueça de compartilhar o seu artigo com pessoas que não conhecem esse ativo e insistem em deixar seu dinheiro na poupança.