Tem uma conta que somente serve para receber salário e quer mudar isso? Precisa conhecer a portabilidade de salário, através dela é possível fazer essa transferência, conseguindo receber o seu dinheiro na conta que mais utiliza.
Com diversas possibilidades de portabilidade de salário é importante entender exatamente como funciona este serviço. Isso ficará extremamente claro nesse artigo onde todos os principais aspectos sobre a funcionalidade do programa será demonstrado.
Ensinaremos a você como fazer a portabilidade do salário de uma forma segura, mas, para conseguir realizar a transferência do seu salário leia o artigo até o final, somente assim entenderá todos os detalhes e conseguirá decidir se a portabilidade realmente vale a pena.
O que é a portabilidade de salário?
A portabilidade de salário é basicamente quando você passa a receber dinheiro em outra conta. Normalmente as empresas, pagam seus funcionários através de um único banco, exigindo que todos os colaboradores tenham uma conta lá para receber seu dinheiro.
Por que as empresas fazem isso? Bom esse serviço normalmente acontece só em empresas grandes, isso é feito principalmente para a segurança do colaborador, pois, diminui a chance de ser roubado, imagine que o salário fosse pago em dinheiro vivo, a chance de furto seria muito maior, ademais, isso evita que transferências para contas erradas sejam feitas.
No entanto, muitas vezes a conta bancária é somente usada para esta finalidade, ou seja, assim que você recebe o salário, já transfere para outro banco, essas são chamadas de conta-salário.
Através da portabilidade de salário, consegue fazer o dinheiro ir automaticamente para a instituição bancária que mais utiliza, não tendo que ficar movimentando o dinheiro.
Como funciona a portabilidade de salário?
Antes de tudo, saiba que o banco não pode se negar a oferecer esse serviço, tendo em vista que é um direito do consumidor.
O serviço funciona da seguinte maneira: a instituição que você trabalha efetuará o pagamento normalmente para o banco, logo após o dinheiro cair no banco eles já vão mandar o dinheiro para a outra. Atualmente os bancos têm um prazo limite de 12 horas para efetuarem a transação. Então o procedimento é realizado rapidamente para que você possa utilizá-lo como desejar.
Passo a passo para fazer a transferência de salário
Em primeiro lugar, entenda que a conta salário não será excluída, ela apenas fará a transferência como explicamos anteriormente. Outro ponto importante, é que não há nenhum custo para que essa transferência seja efetuada.
- Quem pode usar o serviço? Todo trabalhador CLT pode requerer a transferência, a única exigência é que o vínculo empregatício esteja de acordo com a lei trabalhista.
- Acesse a internet banking: deve acessar a internet banking da conta que vai receber a transferência, hoje em dia todos os bancos digitais (Banco Inter, por exemplo) e bancos tradicionais (Bradesco), tem essa funcionalidade, através de lá consegue localizar a função de transferência de salário.
- Entre em contato com o banco da conta-salário: agora que já tem o documento necessário para receber o salário, precisa estar entrando em contato com a conta salário através da internet banking ou até mesmo indo à agência e conversando e oficializando o pedido de transferência.
- Aguarde o prazo para aceitação da solicitação: então terá que aguardar o prazo de 10 dias úteis para o banco comprove os dados e aceite a transferência da portabilidade do salário. Lembrando que eles não podem se recusar, somente se, a conta que for receber o dinheiro não estiver em seu nome.
Seguindo esse procedimento conseguirá fazer a transferência do salário de maneira prática, existem apenas 2 requisitos, o primeiro é que esteja trabalhando conforme a legislação, ou seja, tenha carteira assinada. Além disso, também é obrigatório que a conta para onde o dinheiro será transferido esteja sob sua titularidade. Abrangendo essas 2 obrigações, a instituição não pode se recusar a transferir seu dinheiro.
A transferência pode ser feita mesmo estando devendo ao banco da conta-salário?
Essas situações não impedem que você faça a transferência do salário, mas, por conta da dívida, o banco pode tomar algumas precauções. Caso você tenha feito um financiamento ou empréstimo, a empresa tem o direito de retirar a quantia da parcela antes de mandar o dinheiro para outra. Essa é uma medida tomada para evitar que o pagamento não seja feito. Então, na prática, você receberá normalmente, mas, com o desconto no mesmo valor da conta que tem.
O que fazer caso o banco negue a portabilidade?
Bom, a portabilidade pode ser feita nos casos mencionados anteriormente, mas, caso ela negue, é porque provavelmente você fez o pedido dentro dos 5 dias úteis após o salário cair na conta, então, aguarde que esses dias passem e eles não poderão negar a transação.
É seguro pedir a portabilidade?
A portabilidade é algo extremamente simples e prático de ser feito, mas é importante se atentar para qual banco está efetuando a transferência do seu dinheiro. Recomendamos que faça essa transação somente para empresas estabilizadas, onde já utilize os serviços por mais de 1 ano. Fazendo isso, evitará problemas.
Tem como cancelar a transferência?
Caso aconteça alguma coisa e por algum motivo seja necessário cancelar o serviço é possível realizá-lo. No entanto, o procedimento não é o mesmo para todos os bancos, então precisa entrar em contato com a instituição que está recebendo, assim vai saber exatamente o que precisa ser feito.
Conclusão sobre portabilidade do salário
Bom, agora ficou claro todo o procedimento que deve fazer para pedir a transação do salário, cadê você escolher um banco de confiança e que tenha uma relação de longa data.
A conta salário não pode se recusar a efetuar a transferência da portabilidade do salário, exceto nos casos mencionados anteriormente. Ademais, é seguro utilizar o serviço, fique atento aos prazos para resposta da instituição.
Ainda assim, ficou alguma dúvida ou surgiu algum problema? Comente, estamos a disposição para ajudar. Compartilhe a postagem com alguém que tem uma conta somente para receber o salário
Leia Mais:
Pagamento Por Aproximação É Seguro? Golpes e Como se Prevenir