Com o aumento da inflação o preço da conta de energia elétrica tem ficado cada vez mais alta, por esse motivo é muito importante que encontre maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica.
Inclusive, existem muitos aparelhos que estão puxando energia e aumentando muito a sua conta no final do mês. Caso já tenha se assustado com o valor que teve que pagar nessa despesa, existe uma grande chance de este ser um dos fatores e precisa buscar reduzir o consumo de energia elétrica.
O lado positivo é que explicaremos todas as formas de você reduzir o consumo de energia elétrica de maneira a proporcionar uma diminuição considerável no que deve pagar nesta conta no fim do mês.
Como reduzir o consumo de energia elétrica em casa?
Para quem almeja economizar energia elétrica, precisa compreender que alguns eletrodomésticos puxa boa parte da força ei por conta disso representam boa parte do gasto nessa despesa. Confira as principais formas de economizar
1. Invista em energia solar
Hoje as placas de energia solar acabam proporcionando às famílias uma grande praticidade quando se trata de economia na conta de luz. O custo inicial para instalação delas pode ser um pouco elevado dependendo da região em que reside.
Após a instalação é notável uma grande redução na conta no decorrer dos meses. Muitas casas têm essa comodidade e em alguns casos se paga apenas o mínimo da despesa, dependendo do número de placas instaladas na casa.
Muita gente tem usado essa fonte de luz, principalmente por conta da crise hídrica enfrentada, que acaba aumentando consideravelmente o valor mensal da despesa.
O valor para instalação das placas gira em torno de R$13.000 até R$48.000 dependendo do número de pessoas na casa e também da voltagem da energia solar.
2. Reduzir o consumo de energia elétrica: Não deixe aparelhos na tomada sem estar utilizando
Com exceção daqueles itens que não podem ser retirados da tomada como geladeiras. Evite deixar aqueles que não são necessários estar o tempo todo ligados na tomada, pois esses acabam puxando energia e aumentando o gasto mensal em sua residência.
3. Mantenha a geladeira em um lugar com ventilação
Mesmo que a geladeira seja um utensílio de extrema importância que nunca pode ser desligado, evite ao máximo deixar ela em um lugar de pouca ventilação. Pois, isso faz com que ela esquente cada vez mais, logo, terá que puxar mais energia elétrica para manter os produtos na temperatura certa.
Hoje, apenas esse aparelho eletrônico corresponde a 30% do gasto da residência, isso pode ser diminuído consideravelmente caso mantenha ela em um local ventilado.
4. Reduzir o consumo de energia elétrica: Sempre limpe a geladeira
Manter a geladeira limpa é essencial para a higiene dos produtos e também para que ela mantenha a sua funcionalidade da melhor maneira possível.
Se você sair de sua casa por um longo período, é recomendado que faça a retirada de tudo o que está na geladeira e faça uma limpeza rigorosa.
5. Tome banhos mais rápidos
Boa parte dos brasileiros tem o costume de tomar banhos prolongados ficando mais de 15 minutos no chuveiro. Isso acaba gerando um grande desperdício de água em conjunto acarreta um grande prejuízo na conta de luz, principalmente se forem banhos quentes. Uma boa alternativa é cronometrar o tempo do banho, buscando finalizá-lo entre 5 e 7 minutos no máximo.
6. Reduzir o consumo de energia elétrica: Não utilize muito água quente
Por mais que o Brasil, seja um dos países mais quentes da América, muitas pessoas, ainda escolhem tomar banhos quentes mesmo no verão.
Deve aproveitar os dias em que a temperatura está elevada para tomar banhos frios, pois isso acaba gerando uma economia considerável na conta de luz, pois sempre que algo está quente está puxando mais força do que outros aparelhos para manter o seu funcionamento.
7. Nunca durma com a televisão ligada
Principalmente adolescentes que ficam a noite toda assistindo filmes e séries acabam dormindo com uma TV ligada. Isso acaba gerando um consumo de energia elétrica desnecessário, tendo em vista que ninguém está realmente utilizando o aparelho.
Inclusive, a televisão é um eletrodoméstico que pode ser desligado da tomada sempre que não estiver sendo utilizado. Então recomendamos que faça isso para evitar o consumo exacerbado de luz.
8. Troque as lâmpadas tradicionais pelas de LED
As lâmpadas de LED têm um custo um pouco elevado quando comparado às tradicionais, mas elas acabam proporcionando uma economia considerável no decorrer dos meses que justifica o seu valor.
Além disso, enquanto as lâmpadas tradicionais acabam tendo uma durabilidade menor, usando uma de LED pode ficar sem trocar as lâmpadas por mais de 4 meses tranquilamente. Essa alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica pode ser encontrada em qualquer loja virtual como a Amazon, por exemplo.
9. Reduzir o consumo de energia elétrica: Preserve a higiene do ar-condicionado
Muitas pessoas têm ar-condicionado em suas casas devido ao calor exorbitante, mas esse aparelho acaba aumentando consideravelmente a conta de luz.
Logo, precisa manter ele bem higienizado, pois o acúmulo de poeira pode acarretar incapacidade de resfriar o ambiente e também aumenta a força que o aparelho deve fazer para cumprir a sua função.
10. Use a máquina de lavar no económico
A máquina de lavar acaba puxando muita energia elétrica, mas isso pode ser reduzido em até 25% caso utilize as máquinas de lavar no modo econômico. Ocorre uma redução na potência, onde o aparelho realiza lavagem, proporcionando assim um uso mais eficiente do eletrodoméstico.
Por que a conta de energia elétrica está com um valor tão alto?
A energia elétrica que a maioria das casas brasileiras utiliza, provem das usinas hidrelétricas. Essas têm como principal fonte para a geração de energia elétrica água. Para não ocorrerem problemas na distribuição é fundamental que ocorram as chuvas. No entanto, por conta do desmatamento e outros fatores críticos como o aquecimento global. Elas vem acontecendo com cada vez menos frequência, aumentando o valor do produto.
Conclusão
Utilizando as formas mencionadas anteriormente é possível que você reduza o consumo de energia elétrica de maneira tranquila conseguindo economizar até 30% do que paga atualmente nessa despesa.
Além das dicas mencionadas é fundamental que converse com todas as pessoas da casa para haver uma colaboração, entre os principais fatores para a redução da conta de luz sem dúvida esse é o mais importante.