7 Tipos de Empreendedorismo Individual; Entenda!

Tipos de Empreendedorismo Individual

Está pensando em abrir uma empresa, mas, não sabe quais são os tipos de empreendedorismo individual? Ou já possui um CNPJ, mas quer entender todas as opções? Este artigo é o ideal! Todos os detalhes sobre os tipos de empreendedorismo individual, você confere aqui!

Ser um empreendedor individual, não é uma tarefa fácil, existem muitas responsabilidades que devem ser cumpridas, além de todo o processo para gerenciar as finanças do CNPJ e saber o quanto de imposto deve pagar. Para te ajudar, selecionamos os principais tipos de empreendedorismo individual.

Confira todos os detalhes relacionados aos tipos de empreendedorismo individual que precisa conhecer. Entenda como se tornar um e quanto de imposto terá que pagar por mês.

Então, vamos lá!

O que realmente é empreendedorismo?

Tipos de Empreendedorismo Individual
Tipos de Empreendedorismo Individual (Foto: Reprodução) Fonte: Freepik

Muitas pessoas confundem o que é empreendedorismo, pois, tem um conceito muito raso sobre esse assunto, mas esclareceremos isso agora.

O empreendedorismo é a prática de gerenciamento de uma empresa, por processos determinados. Aquele que buscam explorar esse tipo de iniciativa, devem estar atentos a muitos fatores. Por exemplo, controle de caixa, negociação com fornecedores e gerenciamento de equipe. O que difere do profissional liberal e autônomo.

Agora que o seu entendimento sobre a carreira empreendedora está mais denso, pode compreender de maneira mais aprofundada todos os tipos de empreendedorismo individual.

1. Tipos de empreendedorismo indivual: Social

O empreendedorismo social não necessariamente gera lucro, mas isso também é possível. Como o próprio nome já diz, ele está dedicado a beneficiar a comunidade na totalidade, realizando os serviços ou por um produto que traga vantagens à população.

Existem muitas áreas distintas que aqueles que buscam essa forma de empreender podem estar explorando, como a disponibilização de cursos profissionalizantes, atendimento médico, melhorias no ambiente da cidade, entre outros métodos.

Hoje a maioria das instituições que realizam esse tipo de empreendedorismo são ONGs, mas nada impede que uma pessoa comece a realizar esses serviços também.

2. Empreendedorismo de Negócios

Esse é o mais comum, se trata de uma empresa que realmente visa obter retorno financeiro. Normalmente nesse tipo de empreendedorismo individual se busca atender a uma necessidade do público alvo.

Ademais, não há um segmento especifico para o empreendedor individual. Pois, não há uma área específica onde a pessoa possa começar, todo aquele que terá uma instituição financeira visando o lucro está participando do empreendedorismo de negócios.

3. Tipos de empreendedorismo individual: Franquia

Nesse tipo de empreendedorismo individual, a pessoa deve entrar em uma franquia e gerenciar o negócio, levar ela ao lucro.

A principal vantagem da franquia é que o custo para abrir o negócio acaba sendo menor, pois, é dividido entre você e a empresa que busca se tornar um franqueado. Atualmente, são muitas as empresas que atuam nesse seguimento. Então pode explorar franquias de pizzaria, chegando até a outras como empresas de franquia de sorvetes.

O mercado é muito amplo e deve buscar a melhor oportunidade, considerando a região onde mora.

4. Informal

Esse entre os tipos de empreendedorismo individual é o pior tendo em vista que a pessoa não está seguindo a legislação e pode acabar sofrendo com os impostos caso seja identificada pela Receita Federal.

Normalmente os funcionários não costumam ser registrados, impactando diretamente nos benefícios que o colaborador recebe. Além disso, o empresário corre o risco de levar um processo por não estar pagando os direitos trabalhistas da maneira correta.

Outro ponto importante é que aqueles que optam pelo empreendedorismo individual tem Extrema dificuldade para concessão de crédito em instituições bancárias, dificultando o crescimento do negócio no longo prazo.

5. Tipos de empreendedorismo individual: Conhecimento

Aquele que escolhe o empreendedorismo de conhecimento é a pessoa que fatura através do domínio de uma área específica a qual se dedicou durante anos até conseguir entender exatamente o processo para atingir o objetivo naquela área.

Com a facilidade para empreender na atualidade essa alternativa é excelente, pois, o público-alvo normalmente já é qualificado e as pessoas procuram ajuda. Então, precisará trilar uma carreira profissional e desenvolver suas redes digitais, buscando gerar credibilidade, para atingir seus resultados da maneira certa.

6. Tipos de empreendedorismo individual: Digital

O empreendedor digital é aquele que tem uma empresa focada nas mídias sociais e na venda de produtos online.

De certo modo, todos os que possuem um e-commerce, comunidade ou qualquer outro negócio que esteja 100% na internet está trabalhando com o tipo de empreendedorismo digital.

Hoje essa forma de empreender é muito lucrativa, pois na internet não é necessário ter um grande capital para começar, mas, a concorrência acaba sendo maior também por conta da facilidade.

Deste modo, é importante que você entenda como funcionam as redes sociais e a maneira certa para conseguir atrair o público alvo.

7. Empreendedor Individual

O empreendedor individual está normalmente atrelado ao MEI e trabalha sozinho. Essa é uma ótima oportunidade para começar uma empresa, mas ele acaba se limitando muito por conta do faturamento que não pode ultrapassar R$81 mil.

Sobretudo, aquele que se torna Microempreendedor paga poucos tributos apenas devendo pagar uma taxa de R$ 67 por mês.

O empreendedor pode ser alguém que efetua o serviço manual ou ainda pode também trabalhar como freelancer, administrando redes sociais de empresas ou cumprindo qualquer outra necessidade que tenha domínio.

Conclusão

Hoje existem muitos tipos de empreendedorismo individual e pode seguir, deve buscar aquela melhor oportunidade que se adequa à sua situação atual. É importante ter um pouco de dinheiro para começar, pois os primeiros meses são sempre os mais difíceis.

Escolhendo certo o tipo de empreendedorismo que participa pode conseguir um excelente lucro desde que estudes sobre o assunto que trabalhará e se dedique.

Todos os detalhes foram mencionados nesta postagem. Agora cada você fazer sua escolha eu começar a criar sua empresa de sucesso.

Caso seu artigo tenha ajudado, compartilhe ele com amigos que também estão buscando atingir o sucesso profissional. Além disso, pode conferir outros posts e também estão ligados à carreira profissional e conseguir entender melhor o caminho até se tornar um empreendedor de sucesso

Rolar para cima

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.